Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
HERÓI E PERSONALIDADE IMPORTANTE

Marechal Joaquim Xavier Curado

Acessos: 584

MARECHAL JOAQUIM XAVIER CURADO

 

ORIGENS

Filho de João Gomes Curado e de Dona Maria Josefa Pinheiro. Nascido na Freguesia da Meia Ponte, hoje Pirenópolis, em uma família tradicional. Órfão de pai, partiu ainda adolescente para o Rio de Janeiro, a fim de habilitar-se para ingressar na Universidade de Coimbra.

O SOLDADO

Aos vinte e um anos, a convite do Conde da Cunha, deixou o seminário de São José e ingressou no Exército como alferes de infantaria, demonstrando sua verdadeira vocação para a vida militar. Já em 1776, como capitão, participou da retomada da vila do Rio Grande, liberando-a do domínio espanhol. Em 1798, foi promovido a tenente-coronel de infantaria, planejou e implementou a Academia Militar, precursora da atual Academia Militar das Agulhas Negras.

Joaquim Xavier Curado é considerado o primeiro militar nascido no Brasil que conseguiu altos postos no Exército Colonial. Foi figura central para a política expansionista portuguesa nas regiões platinas, tanto no período Joanino quanto no reinado de Pedro I.

Durante vinte anos, Xavier Curado foi responsável pela coordenação de uma espécie de “inteligência” portuguesa no Rio da Prata. Seu papel era muito mais de um agente secreto, atuando no serviço de informações e aconselhando estratégias para invasão, do que de comandante militar. Diversas vezes ultrapassou clandestinamente a fronteira para investigar as condições de resistência das colônias espanholas e buscar apoio da população a fim de facilitar a entrada das tropas e a ocupação portuguesa na região. Esse trabalho lhe rendeu inúmeras condecorações e medalhas – Órdens do Cruzeiro, São Bento, de Aviz, e a mais importante condecoração militar da época, a de Comendador da “Ordem da Torre e Espada do Valor, Lealdade e Mérito”, recebida por decreto de Dom João VI. Recebeu, ainda, o título nobiliárquico de Barão e o de Conde de São João das Duas Barras (1826).

Em 1800, com a patente de coronel, esteve à frente do governo de Santa Catarina por cinco anos, época marcada por sua dedicação ao cargo e à população catarinense.

Como general, Xavier Curado participou ativamente das batalhas da chamada Banda Oriental, lançando-se em favor da definição das nossas fronteiras. Nessa campanha, como comandante do Exército Pacificador, alcançou memoráveis êxitos, vencendo importantes batalhas no sul do país.

Anos depois, de volta ao Rio de Janeiro, liderou forças que se posicionaram a favor da emancipação do Brasil em relação à Coroa portuguesa. Em virtude do Dia do Fico, prenúncio das lutas pela Independência Brasileira, o general Curado exerceu um papel fundamental frente ao contingente congregado no ideal da Independência.

Joaquim Xavier Curado faleceu no dia 15 de setembro de 1830, aos oitenta e sete anos, tendo exercido importantes funções até o final de sua vida.

Fim do conteúdo da página