Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > O Comandante
Início do conteúdo da página

Comandante

Acessos: 7458

Coronel de Infantaria

Glauco Corbari Corrêa

Ao ser nomeado Comandante do Centro de Instrução de Guerra na Selva, o Coronel de Infantaria Glauco Corbari Corrêa estava servindo no Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, em Brasília (Distrito Federal).

Foi promovido ao posto atual em 30 de abril de 2019.

Nascido em 1° de outubro de 1974, na cidade de Santarém (Pará), é filho do 1º Sargento de Saúde (Veterano) Raul Antunes Corrêa e de Nair Corbari Corrêa.

Oriundo do Colégio Militar de Porto Alegre, incorporou às fileiras do Exército em 18 de fevereiro de 1991, na Escola Preparatória de Cadetes do Exército, sediada em Campinas (São Paulo).

Foi declarado Aspirante a Oficial da Arma de Infantaria em 2 de dezembro de 1995, na Academia Militar das Agulhas Negras, sendo classificado no 52º Batalhão de Infantaria de Selva, sediado em Marabá (Pará), onde desempenhou, durante três anos, as funções de oficial subalterno.

Realizou, dentre outros, os seguintes cursos no Brasil:

- Curso de Formação de Oficiais de Infantaria e Bacharelado em Ciências Militares, na AMAN, em 1995;

- Curso Básico Paraquedista, no Centro de Instrução Paraquedista General Penha Brasil, em 1996;

- Curso de Operações na Selva Categoria “B”, no Centro de Instrução de Guerra na Selva, em 1997;

- Curso de Pós-graduação em Psicopedagogia, na Universidade Federal do Rio de Janeiro, em 1998;

- Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais de Infantaria e Mestrado em Operações Militares, na Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais, em 2003;

- Curso de Pós-graduação em Docência do Ensino Superior, na Universidade Castelo Branco, em 2008;

- Curso de Comando e Estado-Maior e Mestrado em Ciências Militares, na Escola de Comando e Estado-Maior do Exército, em 2012;

- Curso de Processo Legislativo, no Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento da Câmara dos Deputados, em 2014; e

- Curso de Segurança Presidencial – Nível Coordenação, no Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, em 2022.

No exterior, realizou os seguintes cursos:

- Curso de Aperfeiçoamento de Capitães e Curso de Direito dos Conflitos Armados, no Land Force Atlantic Area Training Centre Aldershot, no Canadá, em 2006;

- Curso de Estado-Maior Conjunto e Curso de Pós-graduação em Ciências Militares – Segurança & Defesa, no Instituto Universitário Militar, em Portugal, em 2014; e

- Curso de Altos Estudos Militares e Mestrado em Segurança e Defesa Nacional, na Escola Superior de Guerra, na Colômbia, em 2020.

Desempenhou, de 1999 a 2002, as funções de Instrutor do Curso de Infantaria e da Escola de Instrução Militar do Colégio Farroupilha, no Centro de Preparação de Oficiais da Reserva de Porto Alegre. Foi, ainda, Instrutor do Curso Avançado e Adjunto da 3ª Seção do Corpo de Cadetes da AMAN, no período de 2006 a 2008.

No biênio 2004-2005, foi Comandante de Companhia de Fuzileiros de Selva e Chefiou a Seção de Operações do 51º Batalhão de Infantaria de Selva, sediado na cidade de Altamira (Pará).

Comandou, no biênio 2009-2010, a Companhia de Comando da 1ª Brigada de Infantaria de Selva, sediada em Boa Vista (Roraima).

Desempenhou, no ano de 2013, a função de Oficial de Operações da 1ª Brigada de Infantaria de Selva, sediada em Boa Vista (Roraima).

No biênio 2014-2015, atuou como Assessor Parlamentar do Gabinete do Comandante do Exército junto à Câmara dos Deputados, em Brasília (Distrito Federal).

De novembro de 2015 a junho de 2016, exerceu a função de Oficial de Coordenação Civil-Militar do Batalhão Brasileiro de Força de Paz (BRABAT 23) no Haiti.

No 2º semestre de 2016, no Comando de Operações Terrestres, em Brasília (Distrito Federal), exerceu a função de Adjunto da Divisão de Acompanhamento Doutrinário e Lições Aprendidas, do Centro de Doutrina do Exército.

No ano de 2017, comandou o Curso Básico da AMAN.

No biênio 2018-2019, comandou o 51º Batalhão de Infantaria de Selva, sediado em Altamira (Pará).

No 1º semestre de 2021, exerceu a função de Chefe da Seção de Preparo e Avaliação da Divisão de Missão de Paz do Comando de Operações Terrestres, em Brasília (Distrito Federal).

Nos anos de 2021 e 2022, desempenhou o cargo de Diretor-Adjunto do Departamento de Segurança Presidencial do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, em Brasília (Distrito Federal).

Foi agraciado com as seguintes condecorações:

- Ordem do Mérito Militar – Grau Oficial;

- Ordem do Mérito Aeronáutico – Grau Oficial;

- Ordem de Rio Branco – Grau Oficial;

- Ordem do Mérito Dom Pedro II – Grau Oficial;

- Medalha da Segurança Presidencial;

- Medalha Militar de Ouro;

- Medalha do Pacificador;

- Medalha Mérito Santos-Dumont;

- Medalha de Serviço Amazônico com Passador de Ouro;

- Medalha Marechal Trompowsky com Passador de Prata;

- Medalha Marechal Osório – O Legendário;

- Medalha Marechal José Pessôa - O Idealizador da AMAN;

- Medalha da Missão das Nações Unidas para a Estabilização no Haiti;

- Emblema de Ouro, do Estado Plurinacional da Bolívia;

- Distintivo de Comando em Prata; e

- Distintivo de Comando em Ouro.

É casado com a senhora Paola Madrid Corrêa e tem dois filhos, Iago e Erik.

registrado em:
Fim do conteúdo da página