Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Oficiais-Generais do Comando Militar do Norte fortalecem compromisso com a Amazônia
Início do conteúdo da página
COESÃO

Oficiais-Generais do Comando Militar do Norte fortalecem compromisso com a Amazônia

Acessos: 77

Manaus (AM) – No dia 18 de novembro de 2024, o Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS) teve a honra de receber a visita do General de Exército José Ricardo Vendramin Nunes, Comandante Militar do Norte, e comitiva de Oficiais-Generais.

A atividade foi prestigiada, ainda, pelo General de Divisão Carlos Feitosa Rodrigues, Comandante da 8ª Região Militar, pelo General de Brigada Júlio César Belaguarda Nagy de Oliveira, Chefe do Centro de Coordenação de Operações do Comando Militar do Norte (CMN), e pelo General de Brigada Deocleciano José de Santana Netto, Chefe do Estado-Maior do CMN.

O General Vendramin teve a oportunidade de conhecer de perto as atividades de treinamento que preparam recursos humanos para enfrentar os desafios únicos do ambiente de selva. Durante a visita, foi enfatizada a importância não apenas nacional, mas também internacional do CIGS, reforçando seu papel de liderança mundial na preparação de militares e tropas para as operações na selva.

No Tapiri da Mística, localizado na Base de Instrução Nr 2 (BI-2), Base Plácido de Castro, o General Vendramin participou da cerimônia de entrega do Facão do Guerreiro de Selva (FGS) a 18 (dezoito) militares estrangeiros que concluíram, no dia 15 de novembro, o Curso Internacional de Operações na Selva (CIOS), e testemunhou, ainda, a entrega do Facão do Combatente de Selva (FCS), conhecido como Facão Ajuricaba, aos Oficiais-Generais do CMN e ao General de Brigada Renato Farias Bazi, Comandante do 2° Grupamento de Engenharia. O FCS é uma honraria específica e exclusiva concedida pelo Comandante do CIGS. Esse gesto simboliza o reconhecimento de suas competências, do seu trabalho e do compromisso eterno para com a “Casa do Guerreiro de Selva” e para com a Amazônia brasileira.

A visita dos Oficiais-Generais do CMN ao CIGS reforça a importância estratégica deste Centro de Excelência do Exército Brasileiro (EB) na preservação da Amazônia e na formação de profissionais altamente capacitados para operações na selva, além de destacar a dedicação contínua da Força Terrestre à essa região vital para o país.

registrado em:
Fim do conteúdo da página