Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Militar do CIGS conclui Estágio de Preparação para Missão de Paz
Início do conteúdo da página
OPERACIONALIDADE

Militar do CIGS conclui Estágio de Preparação para Missão de Paz

Acessos: 33

Rio de Janeiro (RJ) – O Major Alexandre da Silva Ferreira, Chefe da Divisão de Doutrina e Pesquisa do Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS), concluiu com aproveitamento o Estágio de Preparação para Missão de Paz (EPMP) 2024/2, no Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB). O estágio teve como o objetivo habilitar os militares pré-selecionados para serem desdobrados em missões de paz sob égide da Organização das Nações Unidas (ONU), a partir de 2025.

Sob coordenação do Comando de Operações Terrestres (COTER), as atividades envolveram preparação psicológica, procedimentos de imunização, desenvolvimento das habilidades linguísticas e capacitação para o desempenho das funções de assessores de planejamento (Staff Officer), observadores militares (Military Observer) e policiais (Individual Police Officer).

Durante 9 (nove) semanas de atividades, foram abordados os assuntos essenciais para as Operações de Manutenção de Paz (Peacekeeping Operations), tais como: Estrutura Organizacional da ONU e princípios de atuação, Direitos Humanos, Direito Internacional Humanitário, Proteção de Crianças e Prevenção à Exploração e Abuso Sexual.

Além do EPMP, o Major Alexandre obteve êxito, ainda, no Estágio de Proteção de Civis (UN CPOC), atividade específica conduzida também pelo CCOPAB em mais uma semana de instruções, que envolveu participantes do Exército Brasileiro, da Força Aérea Brasileira, das Polícias Militares e militares de 7 (sete) Nações Amigas.

Com essas qualificações, o Major Alexandre está em condições de representar o CIGS e o EB na missão de paz para qual está pré-selecionado, como Staff Officer no Join Operation Center (JOC) na Missão Multidimensional Integrada das Nações Unidas para a Estabilização da República Centro-Africana (MINUSCA), a partir do 1º Trimestre de 2025, fortalecendo o compromisso brasileiro com a paz mundial.

registrado em:
Fim do conteúdo da página