Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Militares de 11 Países se apresentam para o Exame de Avaliação Física do CIOS
Início do conteúdo da página
DIPLOMACIA MILITAR

Militares de 11 Países se apresentam para o Exame de Avaliação Física do CIOS

Acessos: 218

Manaus (AM) – No dia 11 de outubro de 2024, o Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS) realizou a Formatura de Apresentação dos Candidatos ao Curso Internacional de Operações na Selva (CIOS) 2024, e, logo após, o Chefe do Estado-Maior do Comando Militar da Amazônia e Guerreiro de Selva da ativa mais antigo da Guarnição de Manaus (AM), General de Brigada Reinaldo Sótão Calderaro, emitiu as palavras de boas-vindas em nome do Comandante Militar da Amazônia.

A Formatura contou, ainda, com a presença do Comandante Militar da Amazônia, General de Exército Ricardo Augusto Ferreira Costa Neves, que presidiu a Cerimônia; do Chefe do Centro de Coordenação de Operações do Comando Militar da Amazônia (CMA), General de Brigada Carlos Alberto Rodrigues Pimentel; do Comandante do 2° Grupamento de Engenharia, General de Brigada Renato Farias Bazi; do Comandante da 1ª Brigada de Infantaria de Selva, General de Brigada Luciano Bortoluzzi Garcia; do Subchefe do Estado-Maior do CMA, Coronel Carlos Elizio Santiago Nery; do Comandante do CIGS, Coronel Glauco Corbari Corrêa; do Subchefe do Centro de Coordenação de Operações do CMA, Coronel Allan Danilo Paiva Salazar; dos Comandantes de Organizações Militares da Guarnição de Manaus (AM); e dos Alunos matriculados.

Para serem matriculados no Curso, os candidatos irão passar pela Inspeção de Saúde e pelo Exame de Avaliação Física (EAF), no qual serão testados em diversas atividades, incluindo corrida de 8 km, flexão na barra fixa, flexão de braço, abdominal supra, nado submerso, subida na corda vertical, natação utilitária de 400 m, flutuação com fuzil e marcha de 15 km.

Durante a solenidade, o Comandante do Centro se dirigiu aos candidatos, enaltecendo a importância da troca de experiências e da formação dos Guerreiros de Selva para o Brasil e para o mundo, fazendo ecoar a mística da Guerra na Selva e levando consigo, além de competências internalizadas durante o Curso, o espírito inarredável de respeito e proteção à Amazônia.

Nas palavras de boas-vindas, o General Calderaro motivou os candidatos e enfatizou o compromisso e a responsabilidade de todos em relação ao respeito à Amazônia e ao desenvolvimento da sinergia entre as nações para a proteção desse importante bioma. Ele ressaltou que o CIGS tem a responsabilidade de especializar de maneira impecável, profissional e segura os Guerreiros de Selva, que, por sua vez, se tornarão grandes mantenedores dos valores, tradições e espírito aguerrido desenvolvidos durante o Curso.

Para o CIOS 2024 se apresentaram 21 militares dos seguintes países: República Federal da Alemanha, Reino da Espanha, Estados Unidos da América, República Francesa, República da Índia, Japão, República do Paraguai, República da Polônia, República do Senegal, República Unida da Tanzânia e República Oriental do Uruguai.

 

Saiba mais:

O CIGS realiza, desde 2017, o CIOS para militares de Nações Amigas. No ano de 2016, funcionou como Estágio Internacional de Operações na Selva (EIOS).

O Curso é realizado em 6 (seis) semanas e totalmente desenvolvido no idioma Inglês, sendo dividido em 3 (três) fases: de vida na selva, de técnicas especiais e, por fim, de operações, fase integradora em que os militares colocam na prática os ensinamentos adquiridos nas outras fases.

Em 2016, os países que participaram do treinamento (EIOS) foram: Alemanha, Bolívia, Canadá, China, Espanha, Estados Unidos da América, Guiana, Índia, Japão, Nigéria, Polônia, Portugal, Reino Unido, Sri Lanka, Vietnã. Já em 2017, os países que participaram do 1º CIOS foram: Bolívia, Espanha, Estados Unidos da América, França, Índia, Peru, Senegal e Suécia.

Imagens: Sd Marcus e Sd Pequeno - Com Soc CIGS

registrado em:
Fim do conteúdo da página