Adjunto de Comando Nomeado do CIGS conclui Curso com Êxito no Rio De Janeiro
Rio de Janeiro (RJ) - O Subtenente Jorge Luís Brignol Guimarães, do Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS), concluiu com êxito o Curso de Adjunto de Comando, no Turno 16, realizado pela Escola de Instrução Especializada (EsIE), na cidade do Rio de Janeiro (RJ). O curso teve a duração total de 8 semanas, sendo dividido entre as modalidades de Ensino a Distância (EAD) e presencial, com foco no aprimoramento das capacidades de assessoramento e liderança junto ao Comando de unidades militares.
A fase EAD, que ocorreu entre 15 de julho e 23 de agosto de 2024, contabilizou 82 horas de instrução, enquanto a fase presencial, realizada de 23 de setembro a 4 de outubro de 2024, somou 75 horas. No total, os militares cursaram 157 horas, distribuídas em disciplinas essenciais para o exercício da função de Adjunto de Comando, como Conhecimento Institucional, Atributos do Adjunto de Comando I e II, Assessoramento na Organização Militar (OM) e Trabalho Interdisciplinar.
O curso contou ainda com um Período de Comando Intermediário (PCI) nas Organizações Militares da Guarnição do Rio de Janeiro, reforçando o aspecto prático da formação. Ao término, os concludentes estão capacitados para assessorarem o Comando em questões relativas às praças, contribuírem para a liderança, a disciplina, a moral da tropa, a ética profissional militar e os valores castrenses, além de atuarem como interlocutores entre o Comando e as praças e na gestão de pessoal e apoio à família militar.
Ao todo, participaram 102 militares, incluindo 99 subtenentes e sargentos do Exército Brasileiro, dois sargentos da Polícia Militar do Mato Grosso do Sul e o Adjunto de Comando do Comandante do Exército da República do Paraguai. O curso reforça o compromisso das Forças Armadas com a excelência na formação de seus líderes, promovendo um ambiente de constante desenvolvimento e profissionalismo.
A conclusão bem-sucedida desse curso pelo Subtenente Brignol fortalece ainda mais a capacidade de liderança e assessoria dentro do CIGS, refletindo diretamente na excelência operacional da OM.
Imagens:
Redes Sociais