Cadetes da AFA recebem Treinamento Intenso em Operações na Selva
Manaus (AM) – Durante a semana de 16 a 20 de setembro de 2024, o Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS) conduziu o Estágio de Patrulha em Ambiente de Selva destinado a 16 (dezesseis) Cadetes do 4º ano do Curso de Formação de Oficiais de Infantaria (CFOInf) da Academia da Força Aérea (AFA), sediada em Pirassununga (SP), proporcionando uma série de treinamentos especializados em operações na selva.
Em um ambiente desafiador, os jovens cadetes enfrentaram uma intensa semana de aprendizado, em que puderam aprimorar suas competências em operações militares em ambientes de selva. Os treinamentos incluíram técnicas de sobrevivência, navegação em terrenos complexos e estratégias de combate específicas para essa região geográfica única. A experiência prática é fundamental para preparar os futuros Oficiais da Força Aérea Brasileira (FAB) para desafios potenciais que podem surgir durante missões em ambiente de selva.
O Estágio de Patrulha em Ambiente de Selva conduzido pelo CIGS demonstra o elevado nível de operacionalidade e de referência de instrução de Guerra na Selva, a interoperabilidade e o compromisso das Forças Armadas em capacitar seus integrantes para lidar eficazmente com diversas situações em ambientes hostis.
Essa interação permite disseminar e compartilhar os valores e tradições do Exército Brasileiro e o trabalho desenvolvido pelo CIGS na formação do Guerreiro de Selva, além de contribuir para a manutenção e o aprimoramento das técnicas de ensino, promovendo, assim, uma melhor compreensão das ações e operações militares que são da responsabilidade da Força Terrestre na região amazônica.
A cerimônia de conclusão do Estágio, com respectiva entrega de diplomas e do brevê de Estágios do CIGS, foi realizada no Saguão das Placas, sendo presidida pelo Comandante do CIGS, Coronel de Infantaria Glauco Corbari Corrêa, que parabenizou os participantes por terem concluído a atividade com aproveitamento e os incitou a realizar a multiplicação do conhecimento nas futuras Organizações Militares. Foi considerado destaque o Cadete Caio Edeon de Araujo Ferreira, Estagiário 11.
Redes Sociais