Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Centro de Instrução de Guerra na Selva realiza palestra sobre educação ambiental
Início do conteúdo da página
PRESERVAÇÃO

Centro de Instrução de Guerra na Selva realiza palestra sobre educação ambiental

Acessos: 99

Manaus (AM) - As ações humanas sobre o meio ambiente e os recentes eventos climáticos extremos ocorridos no Brasil fomentam debates sobre a crise climática e seus efeitos para a humanidade.

Como parte integrante das atividades ambientais do CIGS, foi ministrada, em 24 de abril, uma palestra sobre Educação Ambiental pela 1º Tenente Eliane Carvalho, bióloga deste Centro. A palestra visou à conscientização ambiental dos militares, desenvolvendo novas percepções e habilidades voltadas, principalmente, para a abordagem sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos e o alinhamento sobre as práticas ambientais para o consumo sustentável global, a fim de reforçar o compromisso do Exército Brasileiro com a sustentabilidade ambiental.

A questão climática tem sido debatida em distintas agendas, inclusive na segurança e na defesa. A respeito do envolvimento do setor militar com a questão climática, cabe pontuar que o Ministério da Defesa (MD), órgão que coordena as ações do Exército Brasileiro, da Marinha do Brasil e da Força Aérea Brasileira, está inserido nas políticas do Governo Federal. Isso significa que as Forças Armadas desenvolvem suas atividades com total alinhamento com as políticas governamentais, entre elas a Política Nacional de Mudanças Climáticas (Lei nº 12.187, 29 de dezembro de 2009).

Cabe ressaltar que o CIGS possui um Campo de Instrução com uma área com 1.150 km² de floresta primária totalmente preservada, localizada entre os rios Puraquequara e Preto da Eva, sendo limitado ao norte pela Rodovia AM-010 e ao sul pelo Rio Amazonas.

Imagens: 3°Sgt Thiago - ComSoc CIGS

registrado em:
Fim do conteúdo da página