Centro de Instrução de Guerra na Selva realiza palestra sobre educação ambiental
Manaus (AM) - As ações humanas sobre o meio ambiente e os recentes eventos climáticos extremos ocorridos no Brasil fomentam debates sobre a crise climática e seus efeitos para a humanidade.
Como parte integrante das atividades ambientais do CIGS, foi ministrada, em 24 de abril, uma palestra sobre Educação Ambiental pela 1º Tenente Eliane Carvalho, bióloga deste Centro. A palestra visou à conscientização ambiental dos militares, desenvolvendo novas percepções e habilidades voltadas, principalmente, para a abordagem sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos e o alinhamento sobre as práticas ambientais para o consumo sustentável global, a fim de reforçar o compromisso do Exército Brasileiro com a sustentabilidade ambiental.
A questão climática tem sido debatida em distintas agendas, inclusive na segurança e na defesa. A respeito do envolvimento do setor militar com a questão climática, cabe pontuar que o Ministério da Defesa (MD), órgão que coordena as ações do Exército Brasileiro, da Marinha do Brasil e da Força Aérea Brasileira, está inserido nas políticas do Governo Federal. Isso significa que as Forças Armadas desenvolvem suas atividades com total alinhamento com as políticas governamentais, entre elas a Política Nacional de Mudanças Climáticas (Lei nº 12.187, 29 de dezembro de 2009).
Cabe ressaltar que o CIGS possui um Campo de Instrução com uma área com 1.150 km² de floresta primária totalmente preservada, localizada entre os rios Puraquequara e Preto da Eva, sendo limitado ao norte pela Rodovia AM-010 e ao sul pelo Rio Amazonas.
Imagens: 3°Sgt Thiago - ComSoc CIGS
Redes Sociais