CIGS participa, no CMA, da Formatura em Comemoração aos 376 anos do EB
Manaus (AM) — O Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS) esteve presente, na noite de quinta-feira, 18 de abril, na formatura em comemoração aos 376 anos do Exército Brasileiro (EB), realizada no Comando Militar da Amazônia (CMA).
A solenidade ocorreu no campo de parada Jorge Teixeira e contou com a presença de mais de 1.500 militares das Organizações Militares da Guarnição de Manaus (AM). Diversas personalidades civis e militares foram agraciadas com o Diploma de Colaborador Emérito do Exército, com a Ordem do Mérito Militar e com a Medalha Exército Brasileiro.
O Comandante Militar da Amazônia, General de Exército Ricardo Augusto Ferreira Costa Neves, destacou a importância da data, uma vez que, pela primeira vez, em 19 de abril de 1648, era evidenciado o sentimento de pertencimento à nação, o sentimento nativista. Ademais, reforçou o papel dos guerreiros de selva, que são reconhecidos internacionalmente, no cumprimento das missões relacionadas às vocações estratégicas do CMA.
Fato Histórico
O Dia do Exército Brasileiro é comemorado em 19 de abril, em referência à primeira Batalha dos Guararapes, ocorrida nessa data, em 1648, quando brancos, negros e indígenas lutaram juntos contra invasores holandeses no Nordeste do Brasil. O episódio evidenciou a união dos povos em defesa de seus valores e da unidade territorial brasileira.
Imagens: 3º Sgt Thiago e 3º Sgt Wesley - Com Soc CIGS
Redes Sociais