Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > CIGS conduziu o Estágio de Observador e Controlador do Adestramento
Início do conteúdo da página

CIGS conduziu o Estágio de Observador e Controlador do Adestramento

Acessos: 437

Manaus (AM) - No período de 24 a 28 de abril, o Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS) conduziu o Estágio de Área de Observador e Controlador do Adestramento (OCA) para militares de diversas Organizações Militares (OM) do Comando Militar da Amazônia (CMA).

A atividade teve como finalidade capacitar Oficiais, Subtenentes e Sargentos como multiplicadores do conhecimento sobre a metodologia de Observação e Controle do Adestramento, servindo como preparação para o Exercício de Adestramento Avançado Amazônia / 2023.

No decorrer da semana, foram ministradas instruções sobre o Sistema de Instrução Militar do Exército Brasileiro (SIMEB), a atuação do OCA, a confecção de baremas e relatórios, as técnicas para confecção e condução da Análise Pós-Ação (APA), e os Objetivos de Adestramentos (OA) dos Exercícios de Adestramento do CMA.

O ponto alto do estágio foi a participação dos instruendos na função de OCA durante um investimento em áreas edificadas, executado por 1 (um) Pelotão do 1º Batalhão de Infantaria de Selva (Aeromóvel), contribuindo sobremaneira para a excelência da referida capacitação.

O OCA, elemento essencial em um Módulo Didático de Adestramento, é o militar designado para observar e controlar a Força de Adestramento (F Adst) e a Força Oponente (FOROP).

Como Observador, ele observa a conduta da F Adst, o cumprimento do previsto na base doutrinária e nas Regras de Engajamento. É o responsável pela mensuração da eficiência operacional dessa Força, identificando melhores práticas e oportunidades de melhoria para uso nas APA e para alimentar o Sistema de Acompanhamento Doutrinário e Lições Aprendidas (SADLA).

Como Controlador, ele atua como árbitro e é auxiliar da Direção do Exercício (DirEx) na regulagem, orientação e direção do exercício, de maneira que os objetivos sejam alcançados com segurança. Ele observa e faz valer o correto cumprimento do Plano de Segurança e das Regras de Engajamento.

A cerimônia de conclusão do Estágio, com respectiva entrega de diplomas e do brevê de Estágios do CIGS, foi realizada no Saguão das Placas, sendo presidida pelo Comandante do CIGS, Coronel de Infantaria Glauco Corbari Corrêa, que parabenizou os participantes por terem concluído a atividade com aproveitamento e os incitou a realizar a multiplicação do conhecimento nas OM de origem.

Imagens: Sd Justino - Com Soc CIGS

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página