Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Formatura em comemoração aos 375 anos do EB
Início do conteúdo da página

Formatura em comemoração aos 375 anos do EB

Acessos: 334

Com um efetivo de 146 militares, o Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS) esteve presente, na noite de quarta-feira (19), na formatura em comemoração aos 375 anos do Exército Brasileiro (EB), realizada no Comando Militar da Amazônia (CMA).
A solenidade ocorreu no campo de parada Jorge Teixeira e contou com a presença de mais de 1.700 militares das Organizações Militares da Guarnição de Manaus (AM). Diversas personalidades civis e militares foram agraciadas com o Diploma de Colaborador Emérito do Exército, com a Ordem do Mérito Militar e com a Medalha Exército Brasileiro.
Dentre os agraciados, houve indicações realizadas pelo CIGS, que foram devidamente aprovadas pelo Comando do EB, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à Força Terrestre. A Medalha Exército Brasileiro foi entregue ao jornalista Humberto Amorim, que contribuiu com traduções, narrações e apresentações no decorrer dos anos de 2021 e 2022, utilizando sua longa e vasta experiência. Foram entregues, também, a Medalha Exército Brasileiro e o Diploma de Colaborador Emérito do Exército ao Sr Ailton Figueira de Queiroz, Presidente do Instituto Conecthus - Tecnologia e Biotecnologia do Amazonas, que por meio de sua gestão proporcionou ao Zoológico do CIGS (Zoo CIGS) um sistema automatizado de bilheteria, possibilitando ao usuário interagir com totens de autoatendimento ou realizar a compra da sua entrada por meio de um website; um vídeo de alta qualidade para projeção 360º na Sala de Imersão General de Exército Rodrigo Octávio, também localizada no Zoo CIGS; e um sistema de controle de reserva para o Hotel de Trânsito do CIGS.
Com isso, foi possível também homenagear o Instituto Conecthus – Tecnologia e Biotecnologia do Amazonas, cujo estandarte foi condecorado com a Medalha Exército Brasileiro, devido à entrega do Projeto ZOOTECH em 2021, que desenvolveu e implantou soluções integradas de software e hardware, transformando o Zoo CIGS em um importante instrumento de Comunicação Social no CMA.
Durante a formatura, foi lida a Ordem do Dia, assinada pelo Comandante do Exército, General de Exército Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, da qual cita-se um pequeno trecho: “O Exército imortal de Caxias, instituição de Estado, apolítica, apartidária, imparcial e coesa, integrada à sociedade e em permanente estado de prontidão, completa 375 anos de história. Sua existência está alicerçada em valores e tradições, bem como comprometida com a defesa da Pátria, da independência, da República e da democracia.
O Comandante Militar da Amazônia, General de Exército Achilles Furlan Neto, destacou que em todas as crises de nossa história o Exército Brasileiro esteve presente e continuará presente, pela Constituição, pelo povo brasileiro, pelo Estado Brasileiro. Qualquer que seja a situação do Brasil, o Exército Brasileiro estará pronto para defendê-lo.
A formatura foi presidida pelo Comandante Militar da Amazônia e contou com a presença, dentre outras, das seguintes autoridades: o Comandante do 9º Distrito Naval, Vice-Almirante Thadeu Marcos Orosco Coelho Lobo; o Comandante da 12ª Região Militar, General de Divisão Carlos André Alcântara Leite; o Chefe do Centro de Coordenação de Operações do CMA, General de Brigada Cláudio Henrique da Silva Plácido; o Comandante do 2º Grupamento de Engenharia, General de Brigada Ivan Alexandre Corrêa Silva; o Comandante da 16ª Brigada de Infantaria de Selva, General de Brigada Ricardo Moussallem; o Chefe do Estado-Maior, Contra Almirante Itiro Villela Assano, além de personalidades civis e militares.

Fato Histórico
O Dia do Exército Brasileiro é comemorado em 19 de abril, em referência à primeira Batalha dos Guararapes, ocorrida nessa data, em 1648, quando brancos, negros e indígenas lutaram juntos contra invasores holandeses no Nordeste do Brasil. O episódio evidenciou a união dos povos em defesa de seus valores e da unidade territorial brasileira.

Imagens: CMA e Instituto Conecthus

registrado em:
Fim do conteúdo da página