Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > CIGS realiza a tradicional da Semana do Guerreiro do Selva
Início do conteúdo da página

CIGS realiza a tradicional da Semana do Guerreiro do Selva

Acessos: 1782

Na primeira semana do mês de junho do corrente ano, o Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS) conduziu as atividades comemorativas da Semana do Guerreiro de Selva (SGS), abaixo mencionadas, que contribuíram para manutenção da mística da Guerra na Selva e para o fortalecimento do espírito de corpo do Comando Militar da Amazônia.

Encontro de turmas de antigos alunos dos COS e CAC

Em 1º de junho, dia oficial de homenagem ao Guerreiro de Selva brasileiro, data natalícia do pioneiro da Guerra na Selva no País, o Coronel Jorge Teixeira, ocorreu a primeira atividade da SGS de 2022, com o encontro de turmas de antigos alunos deste Centro, que objetivou descerrar as placas alusivas às seguintes marcas: Jubileu de Ouro (50anos) para os concludentes dos Cursos de Operações na Selva e do Curso de Ações de Comandos ministrados em 1972; aniversário de 45 anos de formação da turma do COS de 1977; aniversário de 30 anos de formação dos então integrantes do COS de 1992;  e Jubileu de Prata (25 anos) dos concludentes dos COS executados em 1997.

O evento em comento foi permeado por sentimentos de felicidade e nostalgia, externados durante essa saudável reunião de distintas gerações de Guerreiros de Selva. Nesse ensejo, os Velhas Onças, como carinhosamente são chamados estes combatentes, que são os Guerreiros de Selva mais experientes, reafirmaram o seus compromissos com os valores, as atitudes e a mística guardadas por este Centro de Especialização de Combate, que é uma referência para diversos Exércitos no cenário mundial.

Marcha da Saudade

Ato contínuo à atividade supramencionada, os Guerreiros de Selva de todos os tempos, acompanhados de seus familiares e amigos, realizaram, juntos, a Marcha da Saudade. Esse evento contou com mais de 250 militares e seus familiares puderam realizar, em perfeito entrosamento, um deslocamento misto (terrestre e fluvial), enfechado com um almoço de congraçamento entre os participantes, servido na Base de Instrução número 4, no Lago Puraquequara. 

Entrega do Facão do Guerreiro de Selva (FGS)

No dia 2 de junho, foi conduzida a Cerimônia de Entrega de Facão do Guerreiro de Selva e do Facão Ajuricaba. O ritual de entrega dessas jóia-armas aos seus dignatários é permeado de simbolismo e ancestralidade, sendo fundamental para a manutenção da “mística’’ da Guerra na Selva. Nela, distintas gerações de guerreiros de se confraternizaram, trocaram experiências e aprofundaram os laços fraternais que os unem eternamente.

Homenagem aos 60 anos do resgate da Aeronave Costellation

Na jornada matutina de 3 de junho, foi prestada, pelo CIGS, uma justa homenagem aos bravos brasileiros, civis e militares, que sinérgica e estoicamente, participaram, há 60 anos, das ações implementadas para resgatar as vítimas fatais do acidente ocorrido com a aeronave Constallation, da Pan Air do Brasil.

Durante a solenidade, foram relembrados fatos ocorridos em dezembro de 1962, por intermédio da apresentação de um documentário, produzido durante a reedição da marcha original, realizada por militares do CIGS, do 1º Batalhão de Infantaria de Selva (1º BIS/Aeromóvel), de representantes da Petrobras e da TV Band, que participaram, de forma irmanada, desta empreitada de reconhecimento histórico.

Foi enaltecido o trabalho resiliente daqueles que, originalmente, se dedicaram ao resgate dos possíveis sobreviventes, a despeito das dificuldades impostas pelo ambiente operacional amazônico, especialmente naquele  grande espaço anecúmeno, com ausência de meios tecnológicos de navegação e  de mapeamento da região, quando tudo era um grande mistério ainda a ser desvendado.

Um parente de uma das vítimas do sinistro em tela, o Sargento Aymoré, da Polícia Militar do Estado do Amazonas, participou desta atividade e destacou: "Essa história me marcou muito, porque meu nome foi em homenagem ao meu tio-avô. Então isso me acompanha a vida toda. Fiquei emocionado com o toque de silêncio dado... me deu um nó na garganta. Me emocionei ao ver todo o esforço do Exército para esse resgate, ainda que não houvesse sobrevivente”.

Na ocasião, também foram entregues, aos militares e civis que participaram da reedição da marcha de resgate em tratativa, moedas alusivas aos 60 anos do heróico resgaste, como parte das homenagens prestadas no contexto da Semana do Guerreiro de Selva.

Finalizando a supracitada atividade, houve um deslocamento aeromóvel até a Clareira do Avião, momento que autoridades e familiares das vítimas puderam prestar suas homenagens “in loco”, na cruz de madeira erguida em meio à Floresta Amazônica, no local exato do acidente.

8º Encontro dos Guerreiros de Selva

Encerrando essa tradicional semana comemorativa, foi realizado, na Área de Lazer de Oficiais da Guarnição de Manaus (ALOF), antigo CIRMMAN, o 8º Encontro dos Guerreiros de Selva, momento  de amistoso congraçamento entre os Guerreiros de Selva do serviço ativo e veteranos, com seus familiares e amigos, fortalecendo os vínculos fraternais desse tão seleto grupo.

 

 

 

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página