Vice-Presidente da República e Chefes de Missões Diplomáticas
No dia 4 de novembro, o Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS) recebeu a visita da Comitiva Internacional, composta por Chefes de Missão Diplomática das Nações Amigas (África do Sul, Alemanha, Canadá, Colômbia, Espanha, França, Peru, Portugal, Reino Unido e Suécia), acompanhados pelo Vice-Presidente da República, Hamilton Mourão, que lidera a comitiva.
Iniciando a visita da Comitiva à região amazônica, no contexto do Conselho Nacional da Amazônia Legal (CNAL), o CIGS foi escolhido por ser reconhecido internacionalmente pela formação do Guerreiro de Selva para defesa e proteção da Amazônia e pelo trabalho de Educação Ambiental desenvolvido por Veterinários e Biológos militares no Zoológico do CIGS; estando diretamente ligados as ações governamentais realizadas nos Eixos Proteção, Preservação e Desenvolvimento Sustentável para Amazônia Ocidental, sob o escopo CNAL.
Por ocasião da visita ao CIGS, a comitiva foi recepcionada pelo Coronel de Infantaria Mário Flávio de Albuquerque Brayner, Comandante deste Centro, que conduziu a visita ao Zoológico, onde conheceram um pouco da fauna e flora da região amazônica, e visitaram também o Parque Histórico do Zoo CIGS onde puderam conhecer o histórico do trabalho do Exército na Amazônia.
Na sequência, participaram de um almoço regional e puderam conhecer e degustar os vegetais típicos da região que podem servir de alimento em situações diversas.
Além das representações dos países, participaram da visita os chefes diplomáticos da União Europeia e da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), que tem sede em Brasília. E o Executivo brasileiro esteve representado na comitiva, além de Vice-Presidente Mourão, pelos ministros Tereza Cristina (Agricultura), Ricardo Salles (Meio Ambiente), Ernesto Araújo (Relações Exteriores), Eduardo Pazuello (Saúde), Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional) e pelo chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, tenente-brigadeiro do ar Raul Botelho.
Após visita ao CIGS, o roteiro de viagem de três dias da Comitiva , segue para outros pontos chaves na Amazônia, onde o Exército tem efetiva participação , como o pelotão de fronteira em Maturacá (próximo ao Pico da Neblina, na fronteira com a Venezuela) e 2ª Brigada de Infantaria de Selva, em São Gabriel da Cachoeira, onde também conhecerão uma Casa de Apoio à Saúde Indígena.
Redes Sociais