CIGS promove ação de Inclusão Social
Alunos do projeto João do Pulo, desenvolvido pelo Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS) participaram na tarde dessa terça-feira(23) de mais uma atividade do projeto, na sede do CIGS. À ação é uma iniciativa do Ministério da Defesa com perspectiva de ampliação para todo o país, com o objetivo de possibilitar a inclusão social de jovens e adultos, por meio do esporte.
Na oportunidade, os alunos participam de atividades esportivas, têm noções de cidadania, cantos de canções do Exército, assim como noções básicas de Ordem Unida, que correspondem àquelas orientações militares sobre cumprimentos e marcha. Tudo adaptado para os alunos, conforme as diretrizes psicopedagógicas definidas pela equipe de militares do CIGS, que foi preparada para esse projeto, além de terem participado das gravações de um vídeo institucional, feito pela equipe do Ministério da Defesa.
Segundo a senhora Maria Barros, mãe do aluno Alfredo Neto, a participação do filho no projeto, foi um divisor de águas na vida dele, bem como da família. “Durante todos os anos que meu filho participa das atividades da APAE, nunca o meu filho teve a oportunidade que ele está tendo. Meu filho sente orgulho de estar aqui, ele sente como se estivesse servindo no Exército. Eu me emociono porque tudo mudou, porque é um orgulho e pela credibilidade que o Exército tem. O comportamento dele é outro, para ele é como um prêmio vir para cá”. Disse.
O projeto João do Pulo conta com a participação de vários voluntários, que de forma engajada, conduzem as atividades com o apoio da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) sempre às terças-feiras, no CIGS, baseado na cultura do Exército brasileiro de estender sempre a mão amiga da Força, em prol de ações sociais à sociedade.
Redes Sociais