Instrutores do Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS) visitam o estado de Roraima
No período de 15 a 19 de julho, os instrutores do Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS), localizado na cidade de Manaus (AM), visitaram a 1ª Brigada de Infantaria de Selva (1ª Bda Inf Sl). Como parte de seu constante adestramento, a equipe do CIGS veio ao estado de Roraima com a finalidade de conhecer a estrutura organizacional da 1ª Bda Inf Sl; visitar as instalações da Força-Tarefa Logística Humanitária (FT Log Hum), localizadas nos municípios de Boa Vista e Pacaraima; acompanhar as ações de apoio prestadas aos imigrantes; bem como conhecer os trabalhos desenvolvidos pelos militares que servem nos Pelotões Especiais de Fronteira.
Os instrutores do CIGS assistiram a uma palestra de apresentação sobre a “Brigada Lobo D’Almada”, ministrada pelo Comandante da 1ª Brigada de Infantaria de Selva, General de Brigada Márcio Bessa Campos. Na sequência, visitaram as instalações da FT Log Hum montadas nas áreas internas do Quartel-General, e que são destinadas a dar suporte logístico aos militares e civis que trabalham na Operação Acolhida. No período da tarde, os instrutores conheceram o funcionamento das diversas estruturas construídas para prestar apoio aos imigrantes, bem como o Posto de Triagem (P Trig), onde é realizado o trabalho inicial de acolhimento. No dia seguinte, a equipe seguiu para Pacaraima, na fronteira com a República Bolivariana da Venezuela, onde visitaram o 3º Pelotão Especial de Fronteira (3º PEF) e a base da FT Log Hum naquele município e puderam acompanhar de perto o trabalho desenvolvido junto aos refugiados. O município de Pacaraima é a principal porta de entrada de venezuelanos que fogem da instabilidade política de seu país e buscam, no trabalho da FT Log Hum, suprir suas necessidades básicas, como o fornecimento de abrigo, refeições e cuidados médicos. Finalizando a ida ao extremo norte do estado, visitaram o Marco das Fronteiras, localizado na divisa entre os dois países.
Como encerramento do Pedido de Cooperação de Instrução (PCI), os instrutores deslocaram-se ao município de Bonfim a fim de conhecer o 1º Pelotão Especial de Fronteira (1º PEF) e observar as missões desempenhadas pelos militares destacados, bem como as atividades desenvolvidas naquele PEF.
Redes Sociais