Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Comando do CIGS e Equipe Mundurukus visitam a 1ª BdaInfSl
Início do conteúdo da página

Comando do CIGS e Equipe Mundurukus visitam a 1ª BdaInfSl

Acessos: 812

Com objetivo de conhecer as ações da Força Tarefa Logística e Humanitária (FT Log Hum) junto aos imigrantes venezuelanos e as operações realizadas pela 1ª Bda Inf Sl, o Comandante do Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS), Coronel Mário Flávio de Albuquerque Brayner , está em Roraima, na 1ª Brigada de Infantaria de Selva (1ª Bda Inf Sl), desde o dia 16 do corrente mês. O Cmt do CIGS  foi acompanhado pela Equipe Mundurukus, formada pelos monitores e instrutores do Curso de Operações na Selva (COS).

Após receber as boas-vindas do Comandante da 1ª Brigada de Infantaria de Selva (1ª Bda Inf Sl), o General de Brigada Márcio Bessa Campos , ministrou uma palestra sobre a estrutura, missão e capacidades da 1ª Bda Inf Sl, na sua área de responsabilidade. Em seguida, o Chefe do Estado-Maior da FT Logística e Humanitária – Operação Acolhida -  apresentou a missão e os desafios dessa peculiar operação.

A comitiva do CIGS conheceu de perto as instalações da FT Log Hum,  visitou  os diversos abrigos da Operação Acolhida, na cidade de Boa Vista, onde os militares locais desenvolvem as atividades humanitárias.

Ao final da programação de visitas e acompanhamentos das ações da FT Log Hum, o Cmt do CIGS, Cel Brayner, realizou os agradecimentos ressaltando a importância das visitas e das palestras ministradas ao CIGS. “Pudemos constatar que o Curso de Operações na Selva está alinhado com as operações reais que vem ocorrendo em todo Comando Militar da Amazônia", disse o comandante, destacando as iniciativas da 1ª Bda Inf Sl com sua atual Operação Controle, a qual combate, dentre outras coisas, o Garimpo ilegal, o descaminho de mercadorias ou materiais ea  Operação Acolhida no viés humanitário.

Nesse contexto, o CIGS já tem planejado para fase de operações da segunda bateria do COS 2019, para Oficiais e Sargentos, um planejamento onde os alunos realizarão no contexto da Operação Básica Ofensiva e Defensiva em ambiente conjunto a operação de CCE (Centro de Coordenação de Evacuados) e posteriormente, na Operação de Coordenação e Cooperação com Agências, na operação de evacuação de não-combatentes, duas operações nas quais serão  possíveis observar o trâmite das capacidades que a Operação Acolhida e que a 1ª Bda Inf Sl realiza em sua responsabilidade.

Os COS, na Era do Conhecimento e da Informação, estão sendo planejados dentro do Ensino por Competências, mostrando o alinhamento que a Divisão de Ensino (DE), assessorada pela Divisão de Doutrina e Pesquisa (DDP), o que permite ao Cmdo CIGS planejar as operações em alinhamento com a situação real vivenciada hoje no Estado de Roraima.

registrado em:
Fim do conteúdo da página