Diplomação e Brevetação de 66 novos Guerreiros de Selva
No dia 4 de julho, no Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS), foram realizadas as solenidades de Diplomação e de Brevetação dos 66 novos “Guerras” forjados nos Cursos de Operações na Selva (COS) 19/1, categoria “B” para Oficiais e 19/2, categoria “C”, para Sargentos entre militares do Exército e da Marinha.
O COS iniciou no dia 18 de abril e teve duração de doze semanas de treinamentos intensos nas bases de Instruções do CIGS, dividido em três fases: a fase de vida na selva, a de técnicas especiais e a de operações. Na fase de operações, os alunos integraram todos os conhecimentos adquiridos para planejar, comandar e participar de missões operacionais, tendo que aprender a suportar o desconforto e a fadiga superando seus limites.
Na cerimônia de Diplomação, que ocorreu no período da tarde, foram entregues os diplomas aos militares que concluíram o curso. Nesta solenidade, 1º Tenente Henrique Dimas Rotatori (COS “B”) e o 2º Sgt Ricardo de Albuquerque Santos (COS”C”), receberam o título de Melhor Companheiro, eleito pelos próprios alunos, mostrando que os laços forjados vão se perpetuar durante a trajetória militar e da vida. Outro momento marcante da cerimônia foi o descerramento da placa com o nome dos concludentes.
À noite, a solenidade de Brevetação contou com a presença do Comandante Militar da Amazônia, General de Exército César Augusto Nardi ; Chefe do Centro de Inteligência do Exército, General de Divisão Ubiratan Poty ; o Comandante da 12ª Região Militar, General de Divisão Carlos Alberto Maciel Teixeira ; o Chefe do Emprego da Força Terrestre e 19º Cmt do CIGS, General de Divisão Antonio Manoel de Barros ; Procuradora-Chefe de Justiça Militar, Dra. Andréa Cristina Marangoni Muniz ; Procurador de Justiça Militar, Dr. José Luiz Pereira Gomes ; o Chefe do Estado-Maior do CMA, General de Brigada Algacir Antonio Polsin ; o Chefe do Centro de Operações do CMA, General de Brigada Omar Zendim ; o Comandante da ALA 8, Brigadeiro do Ar Maurício Carvalho Sampaio ; o Comandante do 2º Grupamento de Engenharia, General de Brigada Marcus Vinicíus Fontoura de Melo ; e demais autoridades militares, Comandantes de Organizações Militares, antigos militares e pioneiros do CIGS, conhecidos como os ‘‘Velhas Onças’’.
Foram escolhidos como destaques gerais do curso, o Capitão Fernando César de Souza Junior (aluno 01) e o 3º Sgt Cheney Keller Thomas (aluno 62), respectivamente do COS “B” e COS “C.
Agora, como Guerreiros de Selva, ostentando a “cara da onça” cravada no peito, sentirão orgulho de cumprimento de missão, e agora podem propagar aos cantos do Brasil a responsabilidade de ser um Guerra na Selva.
Redes Sociais