Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > CIGS inicia o Curso Internacional de Operações na Selva
Início do conteúdo da página

CIGS inicia o Curso Internacional de Operações na Selva

Acessos: 1615
Manaus (AM) - 16 de Outubro. Após uma semana de atividades de preparação, exames médicos e testes físicos de seleção (corrida de 8 km, subida na corda, flutuação na piscina, com armamento e marcha de 15km), iniciou-se no Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS) o Curso Internacional de Operações na Selva (CIOS), para 11 militares de 8 países. O início do curso foi marcado com uma formatura, na qual estiveram as seguintes autoridades: General de Brigada Edson Skora Rosty, Chefe do Estado-Maior do Comando Militar da Amazônia (CMA), General de Brigada Algacir Antônio Polsin, Chefe do Centro de Coordenação de Operações do CMA, Brigadeiro Roberto de Medeiros Dantas, Diretor do Programa Calha Norte e General de Brigada Gil Hermínio Rocha, Gerente do Programa Amazônia Protegida.
         Na oportunidade, o Comandante do CIGS, Coronel Nilton de Figueiredo Lampert, falou da preparação e da importância do CIOS, o qual possibilita a troca de experiências entre os militares das nações amigas: “O CIGS se preparou muito para ministrar o CIOS, todo no idioma inglês. Esse Curso, além de possibilitar a troca de experiências de militares de vários países, confirma o reconhecimento internacional do CIGS como sendo um dos melhores Centros do Mundo, na  formação de Guerreiros de Selva.”. O Comandante também destacou as dificuldades que os militares passarão: “O Cursoo será fácil, exigirá muita determinação, sabedoria, força de vontade e, acima de tudo, muita superação. A floresta amazônica exigirá muito de cada um, causará desconfortos principalmente por causa da umidade, do calor e das chuvas constantes”. Os militares dos países do hemisfério Norte, como os da Suécia, Espanha, EUA e França, sentirão ainda mais o calor.  
         Na primeira semana, além da preparação, dos testes físicos de seleção e dos exames médicos, os militares realizaram uma interação doutrinária. Os alunos recebiam de instrutores e monitores do CIGS, uma situação problema militar real, em ambiente de selva, e tinham que apresentar a solução para esse problema, conforme as doutrinas militares de seus países. Desta forma todos tiveram oportunidade de interagirem e de compartilharem seus conhecimentos.
         O Curso Internacional de Operações na Selva será realizado em seis semanas, sendo dividido em 3 fases: de vida na selva, de técnicas especiais e, por fim, a fase de operações, na qual os militares colocam na prática os ensinamentos adquiridos nas outras fases. 
Para o CIOS de 2017 foram matriculados 11 militares dos seguintes países: Suécia, EUA, Senegal, Bolívia, Peru, Índia, Espanha e França.
registrado em:
Fim do conteúdo da página