Comando do Exército Sul dos EUA visita o CIGS
Manaus – AM, 17 de março. No dia 17 de março, a Comitiva de 10 militares do Comando do Exército Sul dos EUA (Army South Command), chefiada pelo Major General Clarence K. K. Chinn ( U.S. Army South Commander), que veio ao Comando Militar da Amazônia, fez questão de conhecer o Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS), que é reconhecido mundialmente pela excelência na formação dos Guerreiros de Selva. A visita foi acompanhada por uma equipe do Estado Maior do Exército, chefiada pelo General de Divisão William Georges Felippe Abrahão – 5º Subchefe do EME.
Foram recebidos pelo Comandante do Centro, Coronel Nilton de Figueiredo Lampert, assistiram a palestra sobre o CIGS, conheceram um pouco da mística no Saguão das Placas, realizaram um voo de helicóptero de aeronave Cougar do 4º Batalhão de Aviação do Exército até a Base de Instrução Nr. 04 para terem instruções na selva. Na Base, após conhecerem as instalações, tiveram instruções de alimentos de origem vegetal, uso de búfalos em ambiente de selva, e apresentação e tiro com o novo Fuzil do Exército, Fz 5,56mm IA-2. Retornando para a cidade de Manaus, conheceram o Zoológico do CIGS.
Durante a visita, o Comandante do CIGS falou da importância de receber a comitiva norte americana para manter o estreitamento dos laços de amizade e de colaboração entre os Exércitos dos dois países, que existe desde os primórdios da criação do Centro.
Os Pioneiros do CIGS ao realizarem o Curso de Guerra na Selva, no Jungle Operations Training Center (JOTC), sob coordenação dos EUA, Forte Sherman, no Panamá, na década de sessenta, trouxeram os primeiros ensinamentos que serviram de embrião para o desenvolvimento da doutrina de Operações na Selva e do Centro de Instrução recém criado.
O Major General Chinn ao ver o brevê na foto do primeiro Comandante do CIGS, Coronel Jorge Teixeira, fez questão de enaltecê-lo e ficou muito honrado, pois o símbolo do Comando do Exército Sul dos EUA é o brevê do curso Jungle Expert que existia na Escola das Américas, no Panamá, que acabou em 1999.
A Selva Nos Une! Tudo Pela Amazônia!!
Selva !!!
Redes Sociais