Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Curso de Precursor Paraquedista participa de treinamento na selva com o CIGS
Início do conteúdo da página
OPERACIONALIDADE

Curso de Precursor Paraquedista participa de treinamento na selva com o CIGS

Acessos: 269

Manaus (AM) – No período de 10 a 12 de junho, o Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS) ministrou instruções no ambiente de selva para o Curso de Precursor Paraquedista 2024, com o objetivo de contribuir com a especialização desses militares no que tange à sobrevivência e às operações na selva, com instruções específicas e selecionadas que ampliam o poder de combate no amplo e complexo ambiente amazônico, garantindo o aprimoramento de capacidades técnicas de combate indispensáveis ao defensor da Amazônia brasileira.

Com duração de 24 (vinte e quatro) semanas, o Curso de Precursor Paraquedista divide-se em quatro fases: Nivelamento Técnico Operacional; Curso de Mestre de Salto; Lançamento Precursor; e Operações de Precursores. Vencidas essas etapas, os alunos tornam-se aptos a cumprir diversas missões, como comandar equipes de precursores em infiltrações e exfiltrações; reconhecer e operar zonas de lançamento, zonas de pouso e zonas de pouso de helicóptero; atuar como observador aéreo; realizar guiamento aéreo avançado de caças da Força Aérea e Aviação do Exército; controlar aeródromos sob quaisquer condições; atuar na guerra eletrônica e na inteligência militar; e atuar em operações de coordenação e controle interagências.

Os precursores constituem uma tropa de elite do Exército Brasileiro, capazes de realizar os mais variados tipos de missão. Sua origem remonta à Segunda Guerra Mundial, quando foram necessárias equipes que pudessem se infiltrar no território inimigo para lançar e reorganizar as tropas paraquedistas.

A cerimônia de encerramento do Treinamento foi realizada no saguão das placas do CIGS, tendo sido presidida pelo Coronel Glauco Corbari Corrêa, Comandante do CIGS, e contado, ainda, com a presença do Coronel Paulo Antônio Ribeiro Silva Júnior, Comandante do Centro de Instrução Paraquedista General Penha Brasil (CI Pqdt GPB), e do Coronel Wagner Gomes Costa, Instrutor-Chefe do Curso de Precursor Paraquedista. Na ocasião, o Coronel Corbari agradeceu a oportunidade da interação e o trabalho sinérgico e eficiente de dois dos principais estabelecimentos de ensino do Exército Brasileiro.

Imagem: Sd Ícaro - ComSoc CIGS

registrado em:
Fim do conteúdo da página