Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Eternos Comandantes Militares da Amazônia e da 12ª Região Militar Retornam ao CIGS
Início do conteúdo da página
COESÃO

Eternos Comandantes Militares da Amazônia e da 12ª Região Militar Retornam ao CIGS

Acessos: 214

Manaus (AM) - No dia 29 de maio, o Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS) recebeu a visita de Eternos Comandantes Militares da Amazônia e da 12ª Região Militar (12ª RM), no contexto da Semana do Guerreiro de Selva 2024.

Estiveram presentes na atividade o General de Exército Ricardo Augusto Ferreira Costa Neves, atual Comandante Militar da Amazônia; o General de Exército Germano Arnoldi Pedrozo, Eterno Comandante Militar da Amazônia; o General de Exército Raymundo Nonato de Cerqueira Filho, Eterno Comandante Militar da Amazônia; o General de Divisão Humberto Francisco Madeira Mascarenhas, Eterno Comandante da 8ª RM; e o General de Divisão Edson Skora Rosty, Eterno Comandante da 12ª RM.

O Comandante do CIGS, Coronel Glauco Corbari Corrêa, informou aos Oficiais-Generais o atual formato dos Cursos de Operações na Selva (COS) e a preparação dos futuros guerreiros de selva para os desafios do século XXI, atendendo às vocações estratégicas do Comando Militar da Amazônia (CMA).

Na oportunidade, procedeu-se à inauguração do Monumento do CIGS em homenagem aos peacekeepers, celebrando o Dia Internacional dos Soldados da Paz. Destaca-se que, em 2019, o Brasil desdobrou, de forma inédita, uma Equipe Móvel de Treinamento (EMT) em uma missão de paz das Nações Unidas (ONU). A Equipe Móvel de Treinamento em Operações na Selva (JWMTT, sigla em inglês) é composta por 13 (treze) militares das 3 (três) Forças Armadas, sendo 1 (um) oficial da Marinha do Brasil, 11 (onze) oficiais, subtenentes e sargentos do Exército Brasileiro (EB) e 1 (um) oficial da Força Aérea Brasileira, todos possuidores do COS. A equipe é responsável pelo adestramento, em operações na selva, das tropas da Brigada de Intervenção da Força (FIB, sigla em inglês) da Missão das Nações Unidas para a Estabilização da República Democrática do Congo (MONUSCO). O Brasil já enviou 6 (seis) equipes para essa missão.

Os Comandantes visitaram, ainda, o Espaço Brasileira Amazônia (EBA) e o Zoológico do CIGS.

Esse Encontro de renomados chefes militares foi uma excelente oportunidade de atualizar o quadro de referência atinente à especialização do melhor guerreiro de selva em âmbito mundial, de reunir com velhos camaradas, de transmitir experiências e de renovar os votos de amor e dedicação ao Brasil, ao EB, ao CMA e à Amazônia.

Imagens: Sd Paz e Sd ícaro - Com Soc CIGS

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página