CIGS projeta parcerias com o Instituto de Inovação e Desenvolvimento Sustentável
Manaus (AM) – No dia 7 de maio, o Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS) recebeu a visita do Sr Arce Júnior, do Instituto de Inovação e Desenvolvimento Sustentável (IIDS). Na oportunidade, o Sr Arce apresentou possibilidades de novos empreendimentos e integração entre as universidades, governo e órgãos de fomento, com foco na inovação e sustentabilidade.
Dentre os assuntos tratados, o Sr Arce apresentou o Projeto Curupira, desenvolvido pelo Laboratório de Sistemas Embarcados (LSE/HUB) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), que visa à criação de um sistema de monitoramento inteligente para áreas de floresta fechada, rios e zonas urbanas, proporcionando uma nova abordagem na detecção de ameaças e ataques ao ecossistema.
Esse tipo de pesquisa e desenvolvimento tem larga aplicabilidade no CIGS, seja pela dimensão do Campo de Instrução General Sampaio Maia (CIGSM); para atender demandas do Zoo CIGS; ou, ainda, visando adaptar tecnologias para o incremento da doutrina de operações na selva.
Para o CIGS, a aproximação com o IIDS é uma oportunidade de ampliar a atuação do Centro como Instituição Científica e Tecnológica (ICT), por meio de parcerias técnicas, seja em proveito das operações militares ou para a preservação do meio ambiente.
Imagens: Sd Paz - ComSoc CIGS
Redes Sociais