Militares, Personalidades e o CIGS são Homenageados na ALEAM
Manaus (AM) - No dia 25 de março, a Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALEAM) realizou uma sessão especial para entrega da Medalha do Mérito Legislativo “Coronel Jorge Teixeira” e para homenagear os 60 anos do Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS), sendo presidida pelo Deputado Estadual Adjuto Afonso.
A Medalha do Mérito Legislativo “Coronel Jorge Teixeira” foi instituída pela Resolução Legislativa Nr 572, da ALEAM, de 6 de maio de 2014, e posteriormente regulamentada pela Resolução Legislativa Nr 576, de 26 de fevereiro de 2015, como homenagem especial a militares das Forças Armadas, Forças Auxiliares e Civis que, por sua dedicação, abnegação e capacidade profissional, hajam prestados bons serviços ao Estado do Amazonas e, em especial, ao CIGS. A autoridade proponente é o Presidente da ALEAM, sendo que as propostas de militares são remetidas pelo Comandante do CIGS, após apreciação pelo Comando Militar da Amazônia (CMA), ao Presidente da ALEAM.
Este foi o primeiro ato de concessão da Medalha desde a sua criação, em 2014, tendo como agraciados os seguintes militares e personalidades: General de Exército Ricardo Augusto Ferreira Costa Neves, Comandante Militar da Amazônia; Coronel Euclides Soljenitsin Araújo, Subcomandante do CIGS; Coronel QOPM/AM Fabiano Machado Bó, Secretário de Estado Chefe da Casa Militar do Estado do Amazonas; Coronel QOPM/AM Otávio Queiroz de Oliveira Cabral Júnior, Diretor de Segurança Legislativa da ALEAM e Guerreiro de Selva Nr 2.594; Coronel PM/AM Veterano Dan Câmara, Deputado Estadual, Eterno Comandante Geral da Polícia Militar do Amazonas e Guerreiro de Selva Nr 1.918; Coronel PM/AM Veterano Osório Fonseca Neto, Guerreiro de Selva Nr 082; Tenente-Coronel Thales Alexandre Gomes Santiago, Chefa da Divisão de Ensino do CIGS; Major Alexandre da Silva Ferreira, Chefe da Divisão de Doutrina e Pesquisa do CIGS; 1° Tenente Ígor da Silva Garcia, Instrutor do CIGS com maior quantidade de horas de selva, atualmente; 1° Sargento Ivan Lafite Cuin Batista de Moraes, Monitor do CIGS com maior quantidade de horas de selva, atualmente; e Professor Fabiano José Affonso, Diretor de Assuntos Institucionais da AORA e Professor da UEA.
Na ocasião, foram entregues placas de homenagem. No caso do Exército Brasileiro (EB), as homenagens foram realizadas para o CMA, representado pelo General de Exército Ricardo Augusto Ferreira Costa Neves, Comandante Militar da Amazônia; para a 12ª Região Militar, representada pelo General de Brigada Washington Rocha Triani, Chefe do Estado-Maior do CMA; para o CIGS, representado pelo Coronel de Infantaria Glauco Corbari Corrêa, Comandante do CIGS; e para o 1° Batalhão de Infantaria de Selva (Aeromóvel) [1° BIS (Amv)], representado pelo Coronel de Infantaria Rui Cesar Rech, Comandante do 1° BIS (Amv).
O Comandante do CIGS destacou a sessão especial como um momento de homenagem a todos aqueles, civis e militares, que ajudaram a construir a história do CIGS ao longo dos seus 60 anos de existência, em especial o seu Patrono e primeiro Comandante, o Coronel Jorge Teixeira, o “Teixeirão”, como era carinhosamente conhecido. “Os integrantes do CIGS entendem que a dimensão humana, de forma sinérgica, é responsável por preservar a Amazônia e é disso que precisamos para que as nossas fronteiras sejam defendidas, as nossas florestas sejam protegidas e o nosso povo seja amparado e respeitado”, afirmou.
Saiba mais:
DA DESCRIÇÃO DA MEDALHA, DO PASSADOR, DA BARRETA E DO DIPLOMA
(...)
Art. 7.º A Medalha possui a forma circular, em bronze, medindo trinta e seis milímetros de diâmetro, dois milímetros de largura na sua parte mais fina, sem bordas, com pomo para passagem de anel de suspensão de três milímetros de diâmetro. No anverso, o busto do Coronel Jorge Teixeira de Oliveira, orlado por folhas de castanheiras em alto relevo e a inscrição CORONEL JORGE TEIXEIRA DE OLIVEIRA no semicírculo superior, em alto relevo. No verso, uma cabeça de uma Panthera onca, a onça pintada símbolo do Combatente de Selva, centralizada no campo em alto relevo, orlada por folhas de castanheiras em alto relevo em semicírculo na parte inferior, com a inscrição CORONEL JORGE TEIXEIRA DE OLIVEIRA no semicírculo na parte superior também em alto relevo de acordo com o desenho do Anexo B.
§1.º A fita correspondente à Medalha será de gorgorão de seda chama lotada, medindo trinta e cinco milímetros de largura, composta de cinco faixas verticais representando a proteção e a presença do Exército Brasileiro na Amazônia, pelas cores vermelho, azul, verde, azul e vermelho, medindo três milímetros de largura cada uma das duas faixas das extremidades, simetricamente posicionadas, e a faixa central medindo vinte e quatro milímetros. O comprimento aparente da fita será de quarenta e cinco milímetros da alça da medalha até a costura superior.
(...)
Imagens: 3°Sgt Thiago - ComSoc CIGS
Redes Sociais