Equipe do CIGS visita Instituições de Pesquisa projetando parcerias técnicas em prol das operações e do meio ambiente
Manaus (AM) – Nos dias 7 e 8 de março, uma equipe de militares do Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS) realizou visita a instituições de pesquisa do Amazonas, buscando definir estratégias para futuras parcerias técnicas em proveito das operações militares e da preservação do meio ambiente.
As atividades tiveram como objetivo, ainda, ampliar a atuação do CIGS como Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação (ICT) por meio de agendas comuns e que possam atender às necessidades mais urgentes das instituições envolvidas, contribuindo para o desenvolvimento e o fortalecimento das áreas relacionadas às Operações na Selva, às pesquisas de biodiversidade do Zoo CIGS e às áreas de preservação permanentes do Campo de Instrução General Sampaio Maia (CIGSM).
Inicialmente, representantes da Divisão de Doutrina e Pesquisa, da Divisão Veterinária e da Divisão de Saúde se reuniram com o Diretor do Núcleo de Pesquisas da Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), o médico infectologista Dr. Noaldo Oliveira de Lucena, e com a mestre Anne Santana. O encontro fomentou propostas de parcerias com os departamentos que atuam com as linhas de pesquisas de vetores de doenças tropicas, de acidentes por animais peçonhentos e de saúde, visando à orientação e à capacitação de militares do CIGS.
Ademais, buscou-se consolidar parcerias com a Universidade Federal do Amazonas (UFAM), por meio da Faculdade de Ciências Agrárias (FCA). Na oportunidade, os militares reuniram-se com o Diretor da FCA, Dr. Carlos Victor Lamarão Pereira, com a Dra Maria Anete Leite Rubim, do Departamento de Pesca (DEPESCA), e com a Dra Rosana Barbosa de Castro Lopes, do Departamento de Ciências Florestais (DCF). Do evento, vislumbrou-se cooperações relacionadas ao apoio ao CIGS com análise de água, bem como pesquisas com a biodiversidade das áreas de instrução do Centro, em especial na região do Puraquequara, onde os pesquisadores têm longa experiência de trabalho.
Dessa forma, dado ao alinhamento de intenções e percepções, o CIGS caminha em direção à consolidação de acordos efetivos para a prospecção de uma rede de parcerias com o foco na pesquisa, no desenvolvimento e na inovação em prol da Amazônia brasileira.
Imagens: 3º Sgt Thiago / 3º Sgt Wesley - Com Soc CIGS
Redes Sociais