Comandante da 12ª Região Militar fortalece compromisso com a Amazônia em primeira visita oficial ao CIGS
Manaus (AM) – No dia 29 de fevereiro, o Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS) teve a honra de receber a visita do General de Divisão Flavio Alvarenga Filho, Comandante da 12ª Região Militar (12ª RM). A visita proporcionou um mergulho nas atividades fundamentais do CIGS, destacando seu compromisso inabalável com a defesa e a proteção da Amazônia brasileira.
A atividade foi prestigiada pelos Guerreiros de Selva de todos os tempos e por Comandantes de Organizações Militares (OM) da Guarnição de Manaus (AM).
O General Alvarenga teve a oportunidade de conhecer de perto as atividades de treinamento que preparam recursos humanos para enfrentar os desafios únicos do ambiente de selva. Durante a visita, foi enfatizada a importância não apenas nacional, mas também internacional do CIGS, reforçando seu papel de liderança mundial na preparação de militares e tropas para as operações na selva.
Uma das paradas da visita foi no icônico Zoológico do CIGS, onde o General Alvarenga teve a oportunidade de conhecer a Sala de Imersão General Rodrigo Octávio e o Aquário Amazônico.
Por fim, no Tapiri Ocara Munduruku, o General Alvarenga foi homenageado com a entrega da joia-arma, o Facão do Combatente de Selva (FCS), conhecido como Facão Ajuricaba, uma honraria específica e exclusiva concedida pelo Comandante do CIGS. Esse gesto simboliza o reconhecimento de suas competências, do seu trabalho e do compromisso eterno para com a Amazônia brasileira.
Foram, ainda, agraciados com o Facão do Combatente de Selva o Coronel Marcelo Sampaio Pereira, Chefe do 12° Centro de Gestão, Contabilidade e Finanças do Exército; o Coronel Alessandro Sartori Thies, Diretor do Hospital Militar de Área de Manaus; o Tenente-Coronel Fábio Barros de Sousa, Chefe da Comissão Regional de Obras da 12ª RM; e o Capitão Raphael Pires Leite, Comandante da Companhia de Comando do 2º Gpt E. O Capitão Luiz Ronaldo Peixoto da Silveira, Guerreiro de Selva Nr 1732, recebeu das mãos do seu padrinho, o Capitão Carlos Alberto Alencar da Silva, Guerreiro de Selva Nr 2848, o Facão do Guerreiro de Selva (FGS) CIGS 60 anos, marcando mais um dos eventos comemorativos do Jubileu de Diamante do Centro.
A visita do General Alvarenga ao CIGS reforça a importância estratégica deste Centro de Excelência do Exército Brasileiro (EB) na preservação da Amazônia e na formação de profissionais altamente capacitados para operações na selva, além de destacar a dedicação contínua Força Terrestre à essa região vital para o país.
Imagens: Alu Thiago | Sd Marcos - Com Soc CIGS
Redes Sociais