60 anos em cores: Revelados os vencedores do Concurso de Pintura do Centro de Instrução de Guerra na Selva
Manaus (AM) - Dentre as atividades em comemoração aos 60 anos do Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS), destaca-se a realização do Concurso de Pintura sobre Tela, cuja sessão de julgamento das obras aconteceu no dia 22 de fevereiro.
Os artistas participantes do concurso, dedicado ao legado histórico do CIGS, seguiram, criteriosamente, requisitos preestabelecidos, submetendo suas obras a uma avaliação minuciosa por uma comissão julgadora composta por renomados especialistas da Secretaria Municipal de Educação de Manaus (SEMED). Entre eles, o professor Bráulio Menezes Alves, especialista em Artes Plásticas; o professor Genner dos Santos Neves, licenciado em Artes; e a professora Antônia Anete Valdevino de Sena, artista plástica e artesã.
Sob a supervisão do Comandante do CIGS, Coronel Glauco Corbari Corrêa, a banca julgadora analisou aspectos conceituais, técnicas aplicadas e o processo criativo por trás das dezoito obras concorrentes. Essas, por sua vez, tinham a missão de retratar, de maneira harmoniosa e detalhada, os 60 anos do CIGS na defesa e na proteção da Amazônia, prezando pela concordância com o tema e, sobretudo, pela originalidade.
Os vencedores desse processo meticuloso serão premiados durante a formatura de Aniversário do CIGS, marcada para o dia 1º de março. O artista Arinaldo Gomes de Paiva (Ricolla Paiva) conquistou o 1º lugar com a obra " Em memória a um guerreiro ", seguido por Suelen Lopes Amorim em 2º lugar, com a obra " Heróis da Selva", e, em 3º lugar, a obra " Amazônia em Foco", do artista Charly Amazonas.
Além de ressaltar a competência artística dos participantes, a premiação evidencia a importância atribuída pelo CIGS à integração entre a esfera militar e a expressão artística, consolidando laços com a comunidade local e enaltecendo a valiosa missão de preservação da Amazônia. O evento não apenas celebra o passado, mas também sinaliza para um futuro em que a conexão entre a cultura e a defesa da região continue a ser fortalecida.
Sinopse da obra vencedora (texto do artista): Em memória a um Gerreiro por Ricolla Paiva
Essa pintura tem como iniciativa homenagear os 60 anos do Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS). No qual foi criado em 2 de março de 1964, tendo como seu primeiro comandante o Coronel Jorge Teixeira que iniciou um trabalho fantástico de erguimento da estrutura que resultou na formação, em curto prazo, da primeira turma de guerreiro de selva em 19 de novembro de 1966. Os itens compõem essa obra de arte estão em destaque em quatro planos.
No primeiro plano um soldado mostrando toda postura, prontidão em defesa e a proteção. No segundo plano, guerreiros de selva em ação e preparados para defender e guardar nossa floresta e rios da Amazônia. No terceiro plano destaco como precursor desse Centro de Instrução, o saudoso Coronel Jorge Teixeira, de forma honrosa é o personagem principal e a inspiração para o tema dessa obra de arte. E no quarto plano a onça pintada, símbolo da Instituição e símbolo da nossa floresta.
Imagens: Sd Marcos – Com Soc CIGS
Redes Sociais