Militares do Centro de Instrução de Guerra na Selva concluem com Sucesso Curso de Navegação Fluvial
Manaus (AM) – No dia 29 de setembro, um marco importante foi alcançado pelo 1º Sargento Douglas Agenor Martins Brasil, pelo 2º Sargento José Geraldo Furlan Fronza e pelo 2º Sargento Vinicius Juarez Pasini Albano, militares do Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS), que concluíram com distinção o renomado Curso de Navegação Fluvial ministrado pelo Centro de Embarcações do Comando Militar da Amazônia (CECMA). Esse curso é de fundamental importância, preparando sargentos das armas combatentes e logísticas para assumir a responsabilidade de comandar embarcações em diversos contextos de navegação, incluindo as águas interiores, a cabotagem e o apoio marítimo, respeitando os limites de visibilidade da costa brasileira.
O curso abrange um total de quatro fases, cada uma ministrada de forma rigorosa e alinhada com as diretrizes da autoridade naval, conforme estipulado no plano de disciplinas. As fases abrangem desde o emprego de pequenas embarcações até a operação de embarcações táticas, proporcionando aos participantes uma compreensão completa e prática das complexidades da navegação fluvial. Essa conquista ressalta o compromisso do Exército Brasileiro (EB) em garantir que seus militares estejam preparados para atuar de maneira eficaz em operações de navegação em um dos ambientes mais desafiadores do país, a região amazônica, onde os rios desempenham um papel crucial em operações estratégicas e são as suas estradas e artérias.
A expertise adquirida neste Curso certamente contribuirá para a segurança e a eficiência das operações militares nessa vasta e desafiadora região, somando esforços às atividades desenvolvidas pelo CIGS na especialização do melhor combatente de selva em âmbito mundial.
Redes Sociais