CIGS analisa Tecnologia de Simulação no CA-Leste para aprimorar o Combate na Selva
Rio de Janeiro (RJ) – No último dia 11 de setembro, uma equipe de militares do Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS) realizou visita estratégica ao Centro de Adestramento Leste (CA-Leste), sediado no Rio de Janeiro (RJ). O objetivo principal foi a avaliação dos recursos de simulação construtiva e virtual empregados pelo CA-Leste em seus programas de treinamento e de adestramento de tropas. Essa iniciativa visa aperfeiçoar a preparação das forças militares, especialmente no contexto do Curso de Operações na Selva (COS), bem como em outras atividades conduzidas pelo CIGS.
Durante a visita, o Major Ramon Azevedo Soares de Oliveira, o 1º Tenente Thiago Viana Vaz e o 3º Sgt Anderson de Paula Andrade Medeiros receberam detalhadas orientações relativas ao software utilizado para a simulação de combate no Simulador Virtual de Adestramento Tático (SIMVAT). Essa experiência representa um passo importante na busca do aprimoramento de capacidades de treinamento disponíveis para as tropas, garantindo que estejam adequadamente preparadas para enfrentar os desafios nas operações na selva e em outras atividades militares de alta complexidade.
A integração dessas tecnologias de simulação promete elevar o nível de proficiência dos guerreiros de selva formados pelo CIGS e reforçar a prontidão do Exército Brasileiro em cenários de combate diversos, multiplicando o poder de combate.
Redes Sociais