Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Fortalecendo a Cooperação Militar na Amazônia: Intercâmbio Internacional no CIGS
Início do conteúdo da página
INTEGRAÇÃO

Fortalecendo a Cooperação Militar na Amazônia: Intercâmbio Internacional no CIGS

Acessos: 224

Manaus (AM) - No dia 17 de agosto, docentes e discentes do Curso Internacional de Estudos Estratégicos (CIEE) da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME) visitaram o Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS), fortalecendo o intercâmbio entre oficiais superiores do Exército Brasileiro (EB) e de Nações Amigas.

Essa troca de experiências desempenha um papel fundamental ao viabilizar a partilha de expertise e o aprimoramento das competências dos oficiais participantes, sobretudo no âmbito das operações e das estratégias militares na região amazônica, que se destaca pelos desafios singulares derivados de sua vastidão, peculiaridades geográficas e idiossincrasias, onde o EB desempenha papel fundamental no combate aos ilícitos transfronteiriços e ambientais e no apoio a comunidades locais para práticas sustentáveis. Por meio dessa colaboração, consolida-se vínculos de cooperação com outras nações que compartilham compromissos e metas semelhantes no que diz respeito à segurança, à defesa e à proteção do meio ambiente.

Durante a visita, o Comandante do CIGS, Coronel Glauco Corbari Corrêa, enfatizou aos participantes a importância do Exército Brasileiro na formação de recursos humanos especializados no combate na selva, especificamente, na atuação do Guerreiro de Selva na região amazônica. Abordou, ainda, o compromisso dos militares com a proteção e a conservação da biodiversidade, dos ecossistemas e dos recursos naturais da Amazônia.

A programação abrangeu explorações do Espaço Brasileira Amazônia, uma exposição de produtos alimentícios de origem vegetal, uma visita ao Zoológico do CIGS para uma imersão na rica biodiversidade da região, e a oportunidade de conhecer a Sala de Imersão General Rodrigo Octávio.

A comitiva estava composta por 14 (quatorze) oficiais superiores do posto de Coronel, sendo 6 (seis) do Exército Brasileiro e 8 (oito) de Exércitos de Nações Amigas (Espanha, Guatemala, Paquistão, África do Sul, Nigéria e México).

 

Imagens: Sd Justino e Sd Lee – COM SOC CIGS

registrado em:
Fim do conteúdo da página