Gestão do Ensino é verificada por comitiva do Departamento de Educação e Cultura do Exército no CIGS
Manaus (AM) - Nos dias 15 e 16 de agosto, o Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS) recebeu a Visita de Orientação Técnico-Pedagógica (VOTP) de uma comitiva do Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx). Essa visita teve como objetivo verificar as dimensões pedagógica, logística e de pessoal da gestão do ensino no Centro e transmitir as orientações do DECEx.
Durante a visita, foram verificados diversos objetivos relacionados à área da educação, como a aplicação das normas de ensino, a sistematização e a avaliação dos conteúdos atitudinais, a execução do Plano Geral de Ensino (PGE), a mediação do processo ensino-aprendizagem por tecnologias digitais, a capacitação continuada do corpo docente e a validação do ensino.
O Comandante do CIGS, Coronel Glauco Corbari Corrêa, enfatizou a importância do estabelecimento de ensino na formação de recursos humanos especializados em combate na selva e a sua contribuição fundamental para a região amazônica e para o Brasil como um todo.
A visita incluiu uma exploração do Espaço Brasileira Amazônia, que resgata a epopeia da conquista e da manutenção do território amazônico, destacando os grandes personagens históricos que participaram dessa empreitada, incluindo a participação do CIGS e dos Guerreiros de Selva formados por ele nessa jornada.
Durante a visita às instalações do CIGS, a comitiva conheceu o trabalho realizado pela Divisão de Ensino na realização dos Cursos de Operações na Selva (COS), por meio da Seção Técnica de Ensino (STE), tendo a oportunidade de verificar as nuances do processo de ensino-aprendizagem dos cursos e inspecionar todas as documentações escolares. A comitiva ainda acompanhou uma instrução de natação do COS 23/3 Categoria “B”, para Capitães e Tenentes, onde pôde observar, in loco, a aplicação das ferramentas de desenvolvimento de uma das competências requeridas para o futuro guerreiro de selva: “nadar”.
Imagens: Sd Justino - Com Soc CIGS
Redes Sociais