Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > CIGS inicia o processo de Formação de novos Guerreiros de Selva
Início do conteúdo da página
OPERACIONALIDADE

CIGS inicia o processo de Formação de novos Guerreiros de Selva

Acessos: 207

Manaus (AM) – No dia 5 de abril de 2024, o Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS) realizou a Formatura de Início dos Cursos de Operações na Selva (COS) 24/1 e 24/2, Categorias "B" para Oficiais e "C" para Subtenentes e Sargentos, respectivamente, e, logo após, o Comandante Militar da Amazônia, General de Exército Ricardo Augusto Ferreira Costa Neves, ministrou a Aula Inaugural.

O evento contou, ainda, com a presença do Chefe do Centro de Coordenação de Operações do Comando Militar da Amazônia (CMA), General de Brigada Carlos Alberto Rodrigues Pimentel; do Subchefe do Estado-Maior do CMA, Coronel Carlos Elizio Santiago Nery; do Chefe do Estado-Maior do 2º Grupamento de Engenharia, Coronel Marcello Venicius Mota Linhares; do Comandante do CIGS, Coronel Glauco Corbari Corrêa; e dos Comandantes de Organizações Militares da Guarnição de Manaus (AM) e dos Alunos matriculados.

Para serem matriculados nos Cursos, os candidatos passaram pelo Exame de Avaliação Física Definitivo (EAFD), no qual foram testados em diversas atividades, incluindo corrida de 8 km, flexão na barra fixa, flexão de braço, abdominal supra, nado submerso, subida na corda vertical, natação utilitária de 400 m, flutuação com fuzil e marcha de 15 km. Realizaram, ainda, o Teste de Conhecimentos Militares Teórico (TCMT) e o Teste de Conhecimentos Militares Prático (TCMP). Dos 118 (cento e dezoito) candidatos submetidos aos testes,101 (cento e um) foram considerados aptos para a matrícula nos cursos.

Durante a solenidade, o Comandante do Centro se dirigiu aos Alunos, enaltecendo a importância da formação dos Guerreiros de Selva, que é a razão da existência do Centro, os quais difundirão os conhecimentos por toda a Amazônia brasileira, levando consigo, além de competências internalizadas durante o Curso, o espírito inarredável de desenvolvimento, defesa e proteção da Amazônia, mantendo acesa a chama eterna da mística da Guerra na Selva.

Durante a Aula Inaugural, o General Costa Neves motivou os alunos e enfatizou o compromisso e a responsabilidade de todos em relação à defesa e à proteção da Amazônia. Ele ressaltou que o CIGS tem a responsabilidade de especializar de maneira impecável, profissional e segura os Guerreiros de Selva, que, por sua vez, devem transmitir os conhecimentos adquiridos em suas respectivas Organizações Militares, sempre com sabedoria, perspicácia, humildade e determinação, contribuindo, assim, com o cumprimento das vocações estratégicas do CMA.

Ao todo, foram matriculados 53 (cinquenta e três) Oficiais no COS Categoria "B" 24/1 e 48 (quarenta e oito) Sargentos no COS Categoria "C" 24/2, sendo 89 (oitenta e nove) do Exército Brasileiro, 4 (quatro) da Marinha do Brasil e 8 (oito) da Força Aérea Brasileira.

Imagens: 3°Sgt Thiago / Sd Paz / Sd Marcus - ComSoc CIGS & Sd Levy - ComSoc 2°Gpt E

registrado em:
Fim do conteúdo da página