Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Aquário Amazônico do ZOO CIGS: O Maior Aquário de peixes de Água doce da Região Norte
Início do conteúdo da página
PRESERVAÇÃO

Aquário Amazônico do ZOO CIGS: O Maior Aquário de peixes de Água doce da Região Norte

Acessos: 62

Manaus (AM) – O Aquário Amazônico é um lugar voltado para o bem-estar dos animais, onde o visitante tem contato com as principais espécies de peixes regionais. O aquário oferece um novo conceito, que une educação ambiental, pesquisa e conservação para difundir as espécies amazônicas.

Atualmente, contém mais de 700 peixes de 20 espécies, algumas endêmicas da Amazônia, como a piramboia (Lepidosiren paradoxa), um peixe pulmonado que é considerado um “fóssil vivo”, devido a seus processos evolutivos, e que tem alta resistência em ambientes com baixo oxigênio; os cardinais tetra (Paracheirodon axelrodi) e neon (P. inesi), duas importantes espécies comercializadas na aquariofilia mundial. A principal característica dos cardinais é a iridescência, um fenômeno visual semelhante à fluorescência, “como se os animais emitissem luminosidade”, porém é uma cor estrutural causada pela refração da luz na camada subcutânea, sendo que o tom de cor depende do ângulo de observação, geralmente com tonalidade azul turquesa. Além desses, o aquário contém peixes de grande porte, como pirarucus (Arapaima gigas), que podem chegar a mais de 2 metros e pesar mais de 80 kg; tambaquis (Colossoma macropomum); jaraquis (Semaprochilodus insignis), além de outras variedades da biodiversidade ictiológica da Amazônia.

Saiba mais:
O primeiro Aquário Amazônico do Zoológico do CIGS foi inaugurado em 5 de dezembro de 2014, porém teve que ser fechado em fevereiro de 2021, devido a problemas técnicos. No dia 28 de julho de 2023, ele reabriu suas portas graças a uma importante parceria entre o Comando Militar da Amazônia, por intermédio da 12ª Região Militar, o CIGS e o Ministério Público do Trabalho, que viabilizaram a reforma. Atualmente, o Aquário Amazônico encontra-se renovado e pronto para ser visitado.

Acervo_ComSoc CIGS

registrado em:
Fim do conteúdo da página