Chefe do Centro de Capacitação Física do Exército Visita o Centro de Instrução de Guerra na Selva
Manaus (AM) - No dia 29 de outubro de 2024, o Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS) recebeu a visita institucional do Chefe do Centro de Capacitação Física do Exército, General de Brigada Ricardo Santos Taranto, Guerreiro de Selva nº 3820, com o intuito de proporcionar troca de experiências e acompanhar os trabalhos de monitoramento do estado de saúde e níveis de desempenho físico dos militares que concluíram os Cursos de Operações na Selva (COS) Categoria “B” 24/3, para Capitães e Tenentes, e Categoria “C” 24/4, para Subtenentes e Sargentos.
O General Taranto encontrava-se acompanhado do Coronel Adriano Teixeira Pereira, também do CCFEx.
O Comandante do CIGS, Coronel Glauco Corbari Corrêa, apresentou as peculiaridades do Estabelecimento de Ensino, cujo foco reside na especialização de recursos humanos para o combate na selva. Durante o encontro, também foi discutido o significativo papel do CIGS na preservação ambiental e sua importância no contexto amazônico e brasileiro, cumprindo as vocações estratégicas do CMA.
O General Taranto percorreu, ainda, o Zoo CIGS, incluindo a Sala de Imersão General Rodrigo Octávio e o Aquário Amazônico.
No dia 28 de outubro, o General Taranto recebeu, no Tapiri da Mística da Base de Instrução Nr 2 (BI-2), o Facão do Guerreiro de Selva (FGS), um dos símbolos da mística da Guerra na Selva, reforçando o seu compromisso com a defesa e a proteção da Amazônia. O Coronel Adriano, por sua vez, foi homenageado com a entrega de outra joia-arma, o Facão do Combatente de Selva (FCS), conhecido como Facão Ajuricaba, uma honraria específica e exclusiva concedida pelo Comandante do CIGS. Esse gesto simboliza o reconhecimento de suas competências, do seu trabalho e da sua cooperação por mais de uma década a inúmeros Cursos realizados pelo CIGS.
Ressalta-se que o trabalho do CCFEx realizado por meio do Instituto de Pesquisa da Capacitação Física do Exército (IPCFEx) permite verificar o nível de demanda física e metabólica dos alunos, assessorando o CIGS e o Comando Militar da Amazônia (CMA) nas possíveis estratégias fisiológicas a serem desenvolvidas para otimizar o desempenho operacional dos combatentes de selva do Exército Brasileiro (EB).
Esta visita reforça o compromisso com a especialização do melhor combatente de selva em âmbito mundial.
Saiba mais:
A missão do CCIEx é coordenar, controlar, supervisionar e promover as atividades de ensino, pesquisa e desporto, nas áreas da Capacitação Física e da Equitação, para atender às necessidades do EB. O CCFEx pretende consolidar-se, até 2024, como um Centro de Excelência integrador das ações dos órgãos envolvidos na qualificação de recursos humanos e no desenvolvimento de pesquisas nas áreas da capacitação física, do desporto e da equitação, pautado nas competências do profissional militar da Era do Conhecimento.
Imagens: Sd Icaro - Com Soc CIGS
Redes Sociais