Centro de Instrução de Guerra na Selva recebe participantes do 1° Simpósio de Dermatologia Tropical Brasil-Alemanha
Manaus (AM) – No dia 9 de outubro de 2024, o Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS) recebeu os participantes do 1° Simpósio de Dermatologia Tropical Brasil-Alemanha.
O evento, que acontece no período de 7 a 11 de outubro de 2024, conta com a participação de médicos militares alemães e brasileiros, abordando temas sobre as chamadas “doenças tropicais” ou “negligenciadas” e permitindo que especialistas dos dois países compartilhem conhecimentos e desenvolvam novas abordagens diagnósticas e terapêuticas. Dentre os participantes, encontravam-se o Adido Militar da Alemanha no Brasil, Coronel Björn Taube, e a Tenente-Coronel Andrea Vanegas Ramirez, médica dermatologista do Exército alemão.
Instituições como a Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD) e a Fundação Hospitalar de Dermatologia Tropical e Venereologia Alfredo da Matta (FUHAM), vinculadas à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), também integram essa importante iniciativa, com diversas atividades voltadas para o tema.
O CIGS marcou presença por meio de palestras ministradas pelo seu Comandante, Coronel Glauco Corbari Corrêa, e por um dos Oficiais Médicos do Centro, o 2° Tenente Maurilio Rodarte Rodrigues.
Na oportunidade, foi destacada a importância da especialização militar no ambiente de selva e a contribuição do CIGS nesse contexto e para o cumprimento das vocações estratégicas do Comando Militar da Amazônia (CMA). Além disso, os participantes do Simpósio tiveram a oportunidade de conhecer o Espaço Brasileira Amazônia (EBA) e o Zoológico do CIGS.
Essa cooperação entre Brasil e Alemanha fortalece os laços militares e acadêmicos, buscando soluções conjuntas para os complexos desafios de saúde na Amazônia.
Redes Sociais