Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > CIGS participa da Operação de Garantia da Votação e Apuração
Início do conteúdo da página
OPERACIONALIDADE

CIGS participa da Operação de Garantia da Votação e Apuração

Acessos: 66

Manaus (AM) – Com o objetivo de garantir a votação e a apuração durante o período eleitoral, o Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS) atuou no 1º Turno das Eleições Municipais de 2024, que aconteceu no dia 6 de outubro, colaborando com a Justiça Eleitoral.

15 (quinze) Grupos de Combate (GC) do CIGS atuaram no contexto da Operação de Garantia da Votação da Apuração (GVA) do Comando Conjunto Amazônia 2024, ativada pela Portaria do Ministério da Defesa n° 4.462, de 18 de setembro de 2024. A tropa do CIGS reforçou as ações do Parque Regional de Manutenção da 12ª Região Militar (Pq R Mnt / 12), enquadrado pela Força-Tarefa Rodrigo Octávio do 2° Grupamento de Engenharia (2° Gpt E).

A atuação do CIGS assegurou que o direito ao voto fosse exercido de forma livre e segura, além de ter garantido que a apuração dos votos transcorresse sem interferências.

Ficaram sob responsabilidade do CIGS os locais de votação situados nos bairros Santa Etelvina e Lago Azul, em Manaus (AM).

Saiba mais:

Compromisso Legal

A atuação das Forças Armadas é totalmente legal, respaldada pela Constituição Federal e pelo Decreto Nº 12.167, de 6 de setembro de 2024, que autorizou o emprego das Forças Armadas na garantia da votação e apuração das eleições de 2024. Os militares estão sempre prontos para atender às demandas da população, assegurando o pleno exercício do voto, independentemente da situação.

Com uma logística robusta, as Forças Armadas são capazes de apoiar e garantir a votação em todas as regiões, mesmo as mais remotas e carentes de infraestrutura.

Integração com a Comunidade

As Forças Armadas estão presentes nos rincões da Amazônia brasileira, defendendo nossa soberania, preservando o meio ambiente e protegendo povos originários e comunidades ribeirinhas e garantindo o direito de voto a todos.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página