“PORTÕES ABERTOS” do Centro de Instrução de Guerra na Selva marca as Comemorações da Semana do Soldado
Manaus (AM) - O Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS) celebrou o Dia do Soldado 2024 com o evento "Portões Abertos", realizado no sábado, 24 de agosto.
O Zoológico do CIGS foi palco desse encontro, atraindo mais de 3 mil visitantes, entre integrantes da comunidade local e turistas. A expressiva participação demonstra o interesse pelo Zoo CIGS, que é considerado o segundo ponto turístico mais visitado de Manaus (AM).
Além do entretenimento proporcionado aos visitantes, o Zoológico desempenha um papel importante na preservação ambiental, atuando na reabilitação de animais resgatados por órgãos de fiscalização ambiental em situação de vulnerabilidade ou maus-tratos. Os cuidados recebidos no CIGS garantem a possibilidade de reintrodução desses animais ao seu habitat natural, contribuindo para a restauração e sustentabilidade dos ecossistemas locais. Dessa forma, o Exército Brasileiro (EB) reafirma seu compromisso com a defesa, o desenvolvimento e a proteção da região amazônica, vocações estratégicas do Comando Militar da Amazônia (CMA).
O evento contou com a presença do Comandante Militar da Amazônia, General de Exército Ricardo Augusto Ferreira Costa Neves, que destacou a relevância da data, lembrando que o Soldado do Exército de Caxias enfrenta novos desafios, porém sempre comungando dos mesmos valores e perfeitamente integrado e atendendo aos anseios da sociedade.
Prestigiou, ainda, a atividade, o General de Brigada Reinaldo Sótão Calderaro, Chefe do Estado-Maior do CMA, que explorou, pela primeira vez, a Sala de Imersão General Rodrigo Octávio e o Aquário Amazônico, duas das principais atrações do Zoo CIGS.
Um dos pontos altos do evento foi a demonstração de solidariedade dos participantes, que contribuíram com a arrecadação expressiva de 2 toneladas de alimentos não perecíveis. Essa atitude exemplar reforça o espírito de união e apoio mútuo que permeia a comunidade em torno do CIGS e do Exército Brasileiro.
Na oportunidade, foi realizada a reativação do Posto de Divulgação e Vendas da Biblioteca do Exército (BIBLIEx), que se encontrava em reforma da sua instalação. A BIBLIEx é uma centenária instituição cultural da Força Terrestre, com permanente edição e difusão de meios bibliográficos enriquecedores da cultura geral e militar Nação brasileira. O aludido Posto é um importante vetor de oferta de conhecimentos às sociedades manauara e amazônida. Vale ressaltar, que as obras ofertadas pela BIBLIEx estão disponíveis para serem adquiridas nas livrarias da Biblioteca do Exército ou por meio de acesso ao site: https://lojavirtual.bibliex.eb.mil.br.
Imagens: Sd Pequeno - Com Soc CIGS
Redes Sociais