Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Diplomacia Militar: CIGS recebe comitiva de Embaixadores da ASEAN
Início do conteúdo da página
CREDIBILIDADE

Diplomacia Militar: CIGS recebe comitiva de Embaixadores da ASEAN

Acessos: 85

Manaus (AM) – No dia 16 de julho, o Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS), conhecido como uma das escolas de elite e um importante centro de formação para operações na selva, foi incluído no itinerário de visita à região amazônica de embaixadores dos países-membros da Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN).

A comitiva, composta por seis chefes de Missões Diplomáticas em Brasília (DF) (Camboja, Filipinas, Indonésia, Myanmar, Tailândia e Vietnã) e a embaixadora de Timor-Leste (país que está em processo de acessão à ASEAN), foi recepcionada pelo Coronel Glauco Corbari Corrêa, Comandante do CIGS, que destacou a importância da especialização militar no ambiente de selva e a contribuição do CIGS nesse contexto e para o cumprimento das vocações estratégicas do Comando Militar da Amazônia (CMA).

Acompanhavam a comitiva o Gerente da Coordenação-Geral de Cooperação Técnica-África, Ásia e Oceania (CGAA) da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), senhor Antônio Divino Junqueira, e a terceira-secretária lotada na Coordenação para ASEAN do Itamaraty, senhora Patrícia Camargo.

Na ocasião, os visitantes conheceram o Espaço Brasileira Amazônia (EBA) e visitaram o Zoológico do CIGS, incluindo a Sala de Imersão General Rodrigo Octávio, que apresenta a missão histórica do Exército Brasileiro para a conquista, a manutenção, o desenvolvimento e a defesa da Amazônia brasileira.

A atividade se caracterizou em uma oportunidade única para os representantes de países asiáticos conhecerem mais de perto o importante trabalho que o CIGS desempenha na formação de líderes e no desenvolvimento de estratégias para operações na selva, além de entenderem o papel crucial do Exército na proteção da região amazônica.


Saiba mais:

A ASEAN, criada em 8 de agosto de 1967, é um bloco econômico regional formado por países asiáticos. A sigla do bloco foi definida pela língua inglesa: Association of Southeast Asian Nations.

Embora tenha sido implementada em meados da década de 1960, foi em 1976, com o “Tratado de Amizade e Cooperação”, que ficaram definidas as diretrizes para sua atuação. Basicamente, foram estabelecidas a cooperação e o diálogo entre os estados, a paz entre eles, bem como a independência e a soberania de cada Estado membro.

Ressalta-se que os blocos econômicos representam sistemas de interação e integração entre países do mundo, de forma a assegurar e dinamizar as relações diplomáticas, econômicas e políticas de determinadas regiões e ainda promover a paz.
A ASEAN está envolvida em vários assuntos internacionais e hospeda missões diplomáticas em todo o mundo. O seu Secretariado está localizado em Jacarta, na Indonésia.

Imagens: Sd Ícaro – ComSoc CIGS

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página