Cmt da 8ª Região Militar participa de eventos no Centro de Instrução de Guerra na Selva
Manaus (AM) – No dia 21 de junho, o Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS) teve a honra de receber a visita do General de Divisão Alcio Alves Almeida e Costa, Comandante da 8ª Região Militar, sediada em Belém (PA). A visita proporcionou um mergulho nas atividades fundamentais do CIGS, destacando seu compromisso inabalável com a defesa e a proteção da Amazônia brasileira.
A atividade foi prestigiada pelo General de Brigada Luís Cláudio Brion Cardoso, Comandante do 2º Grupamento de Engenharia; por Guerreiros de Selva de todos os tempos e por Comandantes de Organizações Militares (OM) da Guarnição de Manaus (AM).
O General Alcio Costa teve a oportunidade de conhecer de perto as atividades de treinamento que preparam recursos humanos para enfrentar os desafios únicos do ambiente de selva. Durante a visita, foi enfatizada a importância não apenas nacional, mas também internacional do CIGS, reforçando seu papel de liderança mundial na preparação de militares e tropas para as operações na selva.
Uma das paradas da visita foi no icônico Zoológico do CIGS, onde o General Alcio Costa pôde conhecer a Sala de Imersão General Rodrigo Octávio e o Aquário Amazônico.
Por fim, no Tapiri Ocara Munduruku, o General Alcio Costa foi homenageado com a entrega da joia-arma, o Facão do Combatente de Selva (FCS), conhecido como Facão Ajuricaba, uma honraria específica e exclusiva concedida pelo Comandante do CIGS. Esse gesto simboliza o reconhecimento de suas competências, do seu trabalho e do compromisso eterno para com a Amazônia brasileira.
A visita do Comandante da 8ª Região Militar ao CIGS reforça a importância estratégica deste Centro de Excelência do Exército Brasileiro (EB) na preservação da Amazônia e na formação de profissionais altamente capacitados para operações na selva, além de destacar a dedicação contínua da Força Terrestre à essa região vital para o país.
Imagens: Sd Pequeno - ComSoc CIGS
Redes Sociais