Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Visita ao CIGS aproxima os Dois Exércitos na Temática de Operações na Selva
Início do conteúdo da página
INTEGRAÇÃO

Visita ao CIGS aproxima os Dois Exércitos na Temática de Operações na Selva

Acessos: 235

Manaus (AM) – No período de 6 a 10 de novembro, o Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS) recebeu a visita de diplomacia militar de instrutores da Lightning Academy, pertencente à 25ª Divisão de Infantaria (25th ID) do Exército dos Estados Unidos da América (EUA), localizada em Honolulu, no Estado norte-americano do Havaí.

Fizeram parte da comitiva os * SFC Squirlock, Gerald e  SGT Razo, Hunter. A visita teve como objetivo proporcionar uma experiência pedagógica única, ampliando os horizontes cognitivos dos participantes e enriquecendo suas perspectivas sociais e emocionais. Além disso, ela ofereceu valiosos insights sobre as operações do Comando Militar da Amazônia (CMA) na vasta região amazônica e a verificação de possibilidades de intercâmbio com o EB nessa temática.

Durante sua permanência no CIGS, os instrutores da Lightning Academy participaram de uma série de atividades desafiadoras, incluindo instrução de natação, tiro diurno, tiro noturno com optrônicos, montagem de rede de selva, pernoite em área de selva, orientação, dentre outras. Essas atividades proporcionaram uma visão aprofundada das competências necessárias para operar no ambiente complexo e desafiador da selva amazônica.

O Comandante do CIGS, Coronel Glauco Corbari Corrêa, apresentou aos visitantes o notável trabalho realizado pelo Centro. Ademais, os participantes tiveram a oportunidade única de conhecer de perto as particularidades das ações promovidas pelo CIGS na formação dos Guerreiros de Selva, considerados os mais preparados em âmbito mundial. Destacou-se a coesão exemplar da tropa e o elevado profissionalismo que caracteriza seus integrantes.

Além das atividades de treinamento, os visitantes tiveram a oportunidade de explorar o Espaço Brasileira Amazônia e o Zoológico do CIGS, proporcionando uma compreensão mais detalhada do trabalho de consciência ambiental desenvolvido pelo Centro e dos valores, tradições e místicas que compõem a “Guerra na Selva” brasileira.

Cabe ressaltar que na Lightning Academy é ministrado o Jungle Operations Training Course (JOTC, sigla em inglês) (Curso de Treinamento em Operações na Selva) do Exército norte-americano. Esse Curso segue um programa de 12 (doze) dias focado no treinamento de habilidades especiais na selva para militares da área de responsabilidade da 25th ID e do United States Indo-Pacific Command (USINDOPACOM, sigla em inglês).

Essa integração entre o CIGS e a Lightning Academy não apenas fortalece os laços entre os Exércitos dos dois países, mas também aprimora a preparação das tropas para operações na selva. A experiência enriquecedora compartilhada entre essas duas Escolas de Excelência é um exemplo de cooperação internacional que promove o aprimoramento das habilidades militares e a compreensão mútua.

* Sargent First Class (SFC)

 

Imagens: Sd Justino e Sd Eduardo - Com Soc CIGS

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página