Militares do CIGS concluem com Sucesso Estágio de Atendimento Pré-Hospitalar Tático
Manaus (AM) – No dia 27 de outubro, um marco importante foi alcançado pelo 1º Tenente Mateus Sanches Hammerschmidt, pelo 1º Sargento Kleber Martins, destaque do Estágio, e pelo 2º Sargento Felipe Machado Rivas, todos do Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS), concluindo com distinção o renomado Estágio de Atendimento Pré-Hospitalar Tático (APHT). Esse treinamento, ministrado pelo 12º Batalhão de Suprimento (12º B Sup) com o apoio de instrutores e monitores do CIGS, da 3ª Companhia de Forças Especiais (3ª Cia F Esp) e do Hospital Militar de Manaus (HMAN), é uma pedra angular da preparação militar nas Forças Armadas do Brasil.
A doutrina de Atendimento Pré-Hospitalar Tático (APHT) é fundamentada na portaria normativa do Ministério da Defesa, que regulamenta procedimentos críticos em atendimento médico tático nas operações militares, garantindo não apenas a segurança dos militares em campo, mas podendo ser a diferença entre a vida e a morte em situações de combate e missões complexas.
O Estágio visa capacitar militares a atuar em cenários operacionais desafiadores, auxiliar no planejamento do apoio de saúde em operações e disseminar conhecimentos valiosos às tropas da Amazônia Ocidental. Além de demonstrar um compromisso notável com a segurança e eficácia das operações militares, o sucesso do 1º Tenente Hammerschmidt, do 1° Sargento Kleber Martins e do 2º Sargento Rivas inspira outros a buscar essa capacitação crucial, contribuindo para a eficiência operacional do CIGS.
Essa realização destaca a importância do treinamento rigoroso e da dedicação dos militares brasileiros na busca constante de excelência em suas funções, sempre com o foco na missão e na obsessão por segurança das tropas.
Redes Sociais