Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Flora

Inajá

Acessos: 28

Nome científico: Attalea maripa

ÁInajá, também conhecida como anaiá, anajá, aritá, inajazeiro, maripá e najá, é uma palmeira nativa da região norte do Brasil, sendo Roraima e Amapá os estados de maior concentração. Alcança até 20 metros de altura e possui estipe anelado, com palmito nobre, folhas dispostas em cinco direções e inflorescências interfoliares. Os frutos do inajá tem uma polpa suculenta e comestível e possuem uma amêndoa, de onde se pode extrair um óleo amarelo, que pode chegar até 4.000 litros por hectare.

Os frutos de A. maripa são consumidos por uma variedade de mamíferos. Na Ilha de Maracá, Roraima, na Amazônia brasileira, as frutas eram consumidas por antas, catetos, veados e primatas. Roedores, incluindo cutias, alimentavam-se dos frutos e, à medida que a disponibilidade de frutos diminuía, eles se alimentavam das sementes. Eles também
armazenam sementes para consumo posterior.

A maioria das espécies consome a polpa e cospe sementes intactas a uma curta distância da árvore-mãe. As antas engolem a fruta inteira e defecam as sementes intactas mais longe das árvores-mãe. A maioria das sementes que não foram retiradas das proximidades das árvores- mãe foram mortas por larvas do besouro Bruchid Pachymerus cardo. As larvas de besouros mataram 77% das sementes que não foram dispersadas para longe das árvores-mãe, mas menos de 1% das sementes que foram dispersadas para latrinas de antas.

registrado em:
Fim do conteúdo da página